Warning: Declaration of TCB_Menu_Walker::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home/renec286/public_html/wp-content/plugins/thrive-visual-editor/inc/classes/class-tcb-menu-walker.php on line 0
ITSM NA PRÁTICA › Vale a pena investir na nova certificação ITIL 4 Foundation?
Vale a pena investir na nova certificação ITIL 4 Foundation?

Certificações

Vale a pena investir na nova certificação ITIL 4 Foundation?

Renê Chiari
Escrito por Renê Chiari em 5 de abril de 2019
Junte-se a mais de 24.900 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Foram meses aguardando a tão esperada nova versão da ITIL, a ITIL 4 (e não ITIL v4, como muitos estão referenciando incorretamente). E finalmente chegou a hora de falarmos sobre o impacto da atualização de 2019 do mais popular framework de gestão de serviços no cenário atual.

Neste artigo quero destacar os 3 sinais que apontam este como o momento mais oportuno dos últimos 12 anos para investir na certificação ITIL 4. E porque é importante você dar este passo o mais rápido possível.

Também vou comentar sobre uma estratégia muito subestimada e até desconhecida que apliquei em meados de 2006.

Esta estratégia mudou drasticamente o rumo da minha carreira e acredito que também pode fazer a diferença pra você, caso aplique ela no momento certo. Ou seja, agora.

Mas vamos aos sinais da oportunidade para investir na certificação ITIL 4…

Primeiro sinal da oportunidade

O primeiro sinal da oportunidade é que o momento atual exige, mais do que nunca, gerenciamento de serviços. O mercado vem falando sobre transformação digital, economia de acesso, economia colaborativa, economia da recorrência e mais uma lista interminável de abordagens modernas para negócios.

E todos esses rumos da indústria levam ao serviço.

Um estudo do banco da reserva federal de St Louis mostra um crescimento significativo no consumo de serviços da população americana frente aos bens de consumo duráveis e não duráveis.

Portanto, trata-se de um fenômeno consumado.

Hoje você não compra mais um DVD. Você assina o serviço de streaming de filmes do Netflix.

Também já não é mais comum comprar uma licença do Office. Basta assinar o serviço Office 365 e ter acesso à toda suíte do Office online, sempre na versão mais atualizada.

E se você acha que estes exemplos são muito óbvios, dá uma olhada no pessoal da A Lavadeira, cuja proposta é que vc não precise mais ter uma lava-roupas de trocentos quilos na sua casa.

Ao invés disso, basta assinar um serviço de lavanderia com um custo fixo por mês, sem assumir o custo de depreciação , manutenção e espaço de uma lava-roupas na sua casa.

Quer outro exemplo?

A Phillips descobriu que com o avanço da tecnologia, as lâmpadas precisam cada vez menos de manutenção e têm uma vida útil cada vez mais longa. Ou seja, cada vez menos consumidores comprando lâmpadas novas.

O que a Phillips fez então foi criar uma oferta de iluminação como serviço. E embora isso esteja limitado a empresas e cidades inteligentes, não deve demorar pra vc ter uma opção parecida na sua casa.

E se tudo leva a o caminho da provisão de serviços, o gerenciamento de serviços passa a ser uma atividade crítica – mais crítica do que nunca – para toda e qualquer organização de serviços.

Segundo sinal da oportunidade

O segundo da oportunidade é muito emblemático. Ele se refere a própria orientação histórica da ITIL.

A ITIL v2 e v3 sempre tiveram uma orientação muito forte para processos.

Na ITIL 4 esse paradigma foi fortemente quebrado, e as filosofias mais “atuais” como Agile, Lean, DevOps foram incorporadas pra valer.

Os princípios orientadores (guiding principles) são um dos elementos da nova versão que confirmam a mudança de orientação. Foram incorporados da excelente publicação ITIL Practitioner Guide, de 2016. Eu escrevi sobre eles neste artigo.

Estes princípios são profundamente inspirados no manifesto ágil, na eliminação de desperdícios (Lean) e na otimização e automação de tudo que for possível. (dando abertura para temas emergentes de tecnologia como machine learning e Inteligência artificial).

O ciclo de vida de serviços proposto na ITILv3, que tinha uma orientação muito forte para processos, agora dá lugar para o Sistema de Valor de Serviço (Service Value System) e a Cadeia de Valor de Serviço (Service Value Chain).

Conceitos novos que endereçam o gerenciamento de serviço de uma maneira mais completa, considerando perspectivas diferentes e uma orientação na geração de valor, independentemente de qual prática ou processo vc vai usar.

Essa é sem duvida a mudança que mais me chamou atenção na ITIL4.

Diferentemente do modelo do ciclo de vida de serviço, mais enfático e com forte orientação para processos, o novo modelo é totalmente flexível e orientado a valor.

Portanto, se o ITIL antes era taxado como um framework burocrático e desatualizado com as abordagens atuais, esse problema definitivamente não existe mais.

Até o Spotify usa ITIL =)

Terceiro sinal da Oportunidade

O terceiro – e talvez o mais importante sinal da oportunidade – se refere ao timing.

As empresas estão buscando pessoas capacitadas para resolver desafios atuais e reais.

A ITIL 4 veio com uma proposta bem moderna e atualizada pra endereçar esses desafios. Então é natural que a preferência seja para trabalhar com profissionais que já conhecem a ITIL 4 e possam comprovar o conhecimento mínimo. Por exemplo, através de uma certificação de nível foundation.

A estratégia da antecipação

Com a chegada da ITIL 4 e também do novo programa de certificação, houve praticamente um reset no mercado.

Ou seja, quem tirou a certificação da V3 há algum tempo atrás precisa se atualizar. Então se vc perdeu o timing da certificação V3, essa é a sua oportunidade de sair na linha de frente.

A estratégia de antecipação pode virar o jogo da sua carreira se você tomar uma atividade na hora certa.

Foi o que aconteceu comigo em 2006 , quando a ITIL era praticamente desconhecida no Brasil e mesmo assim eu tomei a decisão de investir na certificação.

O que aconteceu depois é que a ITIL começou a ficar cada vez mais popular, e quando atingiu o seu nível mais alto de popularidade, eu já estava certificado há algum tempo, trabalhando em uma multinacional e com uma boa experiência prática com ITIL. E isso me deu uma enorme vantagem competitiva no mercado.

Mas não é sempre que a gente tem a oportunidade de usar essa estratégia da antecipação. A última grande oportunidade foi em 2007, quando saiu a versão 3 da ITIL. Naquele momento também ocorreu o “reset do mercado”. E quem buscou a ITIL v3 logo no início se deu bem.

Tudo indica que a história tende a se repetir com a chegada da ITIL4. E esse é o momento de você tomar uma decisão sobre isso.

Inscreva-se Agora na Jornada para a Certificação ITIL 4 Foundation

Nos vemos em breve! Um grande abraço! =)

Opa,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

24 Replies to “Vale a pena investir na nova certificação ITIL 4 Foundation?”

Jorge Carvalho

Olá Renê, parabéns pela publicação. Havia comprado o curso da versão passada v3, mas vou aguardar o lançamento da nova versão.

Abraço.

Renê Chiari

Valeu Jorge! Vejo você em breve no curso novo =)

Rafael

Boa Tarde Renê, você tem o link do curso de ITIL 4 no Udemy? outra duvida, é interessante partir diretamente para ITIL 4 ou fazer v3 antes?

Abraço

Renê Chiari

Olá Rafael!
Recomendo fortemente ir direto para a ITIL4. Ela está muito mais moderna e não é necessário ter conhecimento anterior sobre ITIL para entender a nova versão.
Sobre o curso, um novo lote de inscrições deve ser liberado em breve e você pode entrar para a lista de espera neste link.
Abraço!

FERNANDO CANISIO

Olá Renê!

Tem uma data prevista para o lançamento do curso?

Renê Chiari

Olá Fernando, o curso já foi lançado mas as inscrições foram esgotadas em poucas horas. Você pode aguardar na lista de espera para a próxima turma do curso
Abraços!

Jhon

Já existe previsão do curso? e de quando será disponibilizado a PROVA em Português?

Renê Chiari

oi Jhon, o curso já está disponível. Acesse este link para mais detalhes.
O exame infelizmente ainda não está disponível em português, somente ingles e espanhol.
Abraço!

Mauricio Cerqueira

Tenho interesse no seu curso de ITIL 4, vi que você também está na Udemy.
Pergunto você vai disponibilizar o curso por lá também?
O material estaria me português?
Consegui uma oportunidade de trabalho como Supervisor de Suporte e gostaria de saber se agrega valor no meu trabalho, muitas coisas estão sem um padrão documentação e quero orientar os meus colaboradores da melhor forma possível.
Quero prestar um serviço de qualidade neste atendimento tanto para o cliente quanto para os envolvidos.
Mais quero saber mais sobre como vai ser abordado metodologia Agil e DevOps pós é bem nesse mundo que estou e desculpe a minha falta de verbo Renê preciso ter um bom conhecimento inicial.
Abraços já assisti videos no seu canal no youtube, e vi sua proposta na Udemy.
Fique com Deus,

Renê Chiari

oi Mauricio, tudo bem?
Por enquanto o curso está publicado na Udemy, sim. Mas as inscricões estão sendo limitadas para garantir o melhor suporte para os alunos. Acessando este link você terá acesso aos detalhes do curso e como entrar na lista de espera para a próxima turma.

O curso está todo em português (o exame até o momento deste comentário, somente em inglês).
A ITIL4 incorporou conceitos de Lean, Agile, Devops e outros assuntos mais modernos. Porém em nível foundation não são abordados exaustivamente e com profundidade.

Grande abraço!

BRUNO

ITIL não é framework, como muitos incorretamente se referenciam.

Renê Chiari

Bruno, de uns tempos pra cá a própria Axelos já vem mudando o posicionamento sobre o ITIL ser um framework. Dá uma olhada => https://www.axelos.com/best-practice-solutions/itil/what-is-itil
Abraço!

Flavio Moreira

Oi Renê, tudo bem?
Que texto cara, meus parabéns. Vou adquirir o curso e ir atrás da minha certificação.

Renê Chiari

Valeu Flávio! 😉

RODOLFO

Rene ajuda ai amigão, não tenho uma grande afinidade com inglês” nível médio básico” , até onde eu sei a V4 esta disponível apenas em inglês, sinceramente é possível conseguir tirar a certificação?

Renê Chiari

Opa Rodolfo!
Rapaz, não é um exame com inglês difícil não. Se você tiver um bom inglês técnico consegue tirar de letra. Além disso, por não ser sua língua nativa você tem 15 minutos a mais de tempo de exame (além dos 60 minutos). No meu curso também disponibilizo alguns materiais complementares pra você se familiarizar com os termos em inglês e não levar susto no exame.
Abraço!

Helder Ramos

Renê, ainda vale apena fazer a v3 e depois uma ponte para ISO 20000? Tenho forte conhecimento na v3 e pouco na ITIL 4.

Renê Chiari

oi Helder. Eu não recomendo prestar o exame da V3 neste momento. Vai de cabeça no ITIL4 😉

Wesley

Bom dia,

Qual o link do curso ITIL v4?

Renê Chiari

oi Wesley, por enquanto não tenho nenhuma turma em aberto. Você pode fazer parte da lista de espera e ficar sabendo em primeira mão quando lançar uma nova turma => https://www.itsmnapratica.com.br/jornada-itil4-desafio-21-dias/

Robson Andrade

Ja tem previsão de quando a Prova ITIL vai está disponível em português ?

Renê Chiari

oi Robson, meados de dezembro , 2019!

Jakson

Previsão do valor de exame?

Renê Chiari

até o momento, 320 dólares. mas ano que vem já está previsto um aumento.

Sobre

Rene A. Chiari Tecnologia da Informação ME / ITSM na Prática.

Av. Melchert, 37 – Chácara Seis de Outubro – São Paulo/SP.

CNPJ: 25.072.324/0001-66

Todos os direitos reservados. Termos de uso.

 

Fale Conosco

contato@itsmnapratica.com.br