Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

ITIL

A Certificação ITIL Foundation

Renê Chiari
Escrito por Renê Chiari

Muitos profissionais de TI acreditam que a certificação ITIL Foundation será um divisor de águas em sua carreira, uma fórmula mágica para o sucesso.

É claro que ela é uma das mais importantes certificações em gestão de TI hoje requeridas no mercado, ao lado da ISO 20.000 e da COBIT, mas para que sua carreira se torne um sucesso, será necessário muito mais que passar em uma prova ITIL.

Este, com certeza, será o primeiro passo, um pré-requisito até para participar de diversos processos seletivos.

Mas o que definirá sua trajetória profissional será a maneira como usará estes conhecimentos e, mais do que isso, você precisa se tornar o protagonista de sua história: ter iniciativa!

E, pelo visto, você já começou bem: está procurando informações para fazer a prova e tirar sua certificação ITIL.

Aproveite nossas dicas!

ITIL e ITSM: Diferenças e Conceitos

ITSM significa IT Service Management, ou Gerenciamento de Serviços de TI.

O gerenciamento de serviços de TI (conhecido como ITSM) é a arte de implementar, gerenciar e entregar serviços de TI para atender às necessidades de uma organização. Isso garante que a combinação adequada de pessoas, processos e tecnologia esteja disponível para fornecer valor.

Mas o que seriam serviços de TI?

Vejamos alguns exemplos…

Pense numa bela sexta-feira quando você decide pedir uma pizza pelo Ifood. O que está por trás deste serviço de compra e entrega de deliciosas refeições nada mais é do que um serviço de TI. Um aplicativo, que é suportado por diversos sistemas e componentes de hardware e software.

Ou então imagine qualquer item de tecnologia que você utiliza em seu local de trabalho – seu notebook, os aplicativos instalados nele, a impressora que toda a equipe usa ou a opção de redefinir sua senha mesmo depois de errar 72 vezes. Tudo isso pode ser considerado como serviços de TI.

Embora a percepção mais comum do ITSM entre os usuários de TI (funcionários ou clientes) seja apenas “suporte de TI”, o ITSM vai muito além da resolução de problemas do dia-a-dia. Ele envolve o gerenciamento de ponta a ponta desses serviços, desde a concepção de um novo serviço, o desenho de acordo com as expectativas de quem irá utiliza-lo (ou pagar por ele), desenvolvimento e implementação do serviço para estar pronto para uso, a entrega e o suporte deste serviço, e em alguns casos, a descontinuação deste serviço quando ele não for mais útil.

Atualmente é tão comum que os serviços sejam sempre habilitados por Tecnologia, que o termo ITSM poderia ser reduzido apenas para SM (Service Management). Continuaria fazendo sentido.

O ITIL tem uma história antiga. Mas hoje o mais correto seria considerá-lo como a mais importante referência que toda empresa poderia utilizar para guiar a implementação de práticas de ITSM, ou seja, para gerenciar bem seus serviços de TI.

Se você quer se preparar para a prova ITIL Foundation, é bom começar entendo direitinho do que se trata e como nasceu.

Como funciona a Certificação ITIL?

Esquema de certificação ITIL 4
Esquema de Certificação ITIL4

O ITIL possui um programa completo de certificação profissional, que envolve treinamentos e exames de diferentes níveis de dificuldade para comprovar o seu conhecimento sobre o assunto.

Essa trilha começa com a certificação ITIL Foundation  e se encerra com a Certificação ITIL Master, que inclui uma “defesa” de projetos reais em que o candidato está envolvido, através de uma entrevista com o avaliador.

E para poder se candidatar a ITIL Master, é preciso conquistar antes os títulos de ITIL Managing Professional (ITIL MP) e ITIL Strategic Leader (ITIL SL) 

Veja, a seguir, algumas dicas para iniciar toda esta jornada com a Certificação ITIL Foundation.

Como tirar a Certificação ITIL Foundation?

Para se tornar certificado em ITIL Foundation, você precisa realizar um exame oficial com 40 questões de múltipla escolha, nos quais você precisa acertar o mínimo de 26 (65% de acertos) para ser aprovado.

O exame pode ser feito no formato online, através da Peoplecert, ou presencialmente em um centro de examinação credenciado.

Se você não domina o idioma inglês, a boa notícia é que já existe o exame em português!

Também é altamente recomendável realizar um treinamento preparatório oficial para chegar preparado para o exame.

A cerificação tem validade global. Isso significa que mesmo fazendo o exame em português, sua certificação terá reconhecimento em qualquer lugar do mundo.

Dicas para o exame de Certificação ITIL 4 Foundation (a mais recente versão do ITIL)

A primeira coisa a fazer é se inteirar do conteúdo que é cobrado nesta prova. E isso é fácil de conseguir, acesse o Syllabus, documento do site da AXELOS que contém tudo o que você precisa saber para a prova de certificação ITIL.

Existem profissionais que acham que podem ser preparar sozinhos, estudando em casa, para esta prova ITIL Foundation. Mas o ideal é fazer  curso preparatório oficial, que já incluir o voucher para o exame de certificação.

Como é a prova:

  • A prova tem 40 questões tipo teste, com 4 alternativas
  • A duração é de 60 minutos
  • É preciso acertar 65% das questões (26 delas)
  • É possível fazer a prova via internet, em casa ou no trabalho

Neste vídeo você também pode entender em detalhes tudo sobre o exame de certificação ITIL 4 Foundation, que é a versão mais recente.

Conheça baixo algumas dicas sobre como se preparar para o exame ITIL Foundation:

  1. Não responda baseado na experiência, mas na teoria que estudou.
  2. Prepare-se bem, ao menos 2 horas de estudo por dia, durante 2 semanas.
  3. Saiba as definições literárias, elas serão cobradas.
  4. Leia a prova com cuidado, sem pressa: dá tempo.
  5. Não se preocupe com pegadinhas, as perguntas podem parecer bem mais fáceis do que você imagina.
  6. Não demore muito para marcar a prova, faça logo em seguida de sua preparação.
  7. Faça alguns simulados para testar seu aprendizado.

E aí, animado para dar este importante passo em sua carreira? Comece a estudar agora e, em breve, sua certificação ITIL Foundation poderá estar em suas mãos!

Opa,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

28 Replies to “A Certificação ITIL Foundation”

Luiz

Olá Renê,
Estou fazendo o seu curso na Udemy sobre certificação Itil Fundation e gostaria de saber se você possui algum material extra? Alguma apostila ou livro para me indicar como preparação para esse exame.
Obrigado

Renê Chiari

Luiz, tudo bem?

Olha só, se o seu foco é no exame de certificação eu recomendo fortemente que você consuma somente o conteúdo do meu curso. Ele é o suficiente para você passar no exame com bastante segurança (tem uma apostila complementar no próprio curso que vc pode baixar).

Se você não se dá muito bem com videos e precisa ler texto, recomendo o único livro no Brasil que é especialmente escrito para quem quer a certificação ITIL. O autor é o Marcos André e a editora é a Brasport.

Se você quer realmente mergulhar no assunto, não tem nada melhor do que ler os livros originais (a biblioteca ITIL). Mas se prepara porque são 500 páginas cada livro, e em inglês. Rs

Grande abraço!
Renê

Leandro Soares Santos

Com certeza o conteúdo do curso é mais que suficiente, apenas estudando por ele eu acertei 39 perguntas, das 40 que são cobradas no exame. O curso do professor Renê é muito bom super recomendo.

Renê Chiari

Valeu Leandro!!

Wemes Rodrigues Parateco

Quero me certificar do curso de ITIL

LUCAS

Ola,
Poderia me enviar uma apresentação em power point para eu estudar?

Grato

Renê Chiari

oi Lucas, infelizmente não tenho mais esse PPT. sorry =(

Luis

Renê, tudo bem?

Fui aprovado no exame de certificação ITIL Foundation e OSA, e gostaria de inserir a logomarca em minha assinatura de e-mail. Teria algum modelo para indicar?

Renê Chiari

Luis, dá uma olhada nesse artigo da Axelos. Vai de encontro ao que você precisa => https://www.axelos.com/professional-development/help-me-advance-my-career/digital-badges
Abco

Igor Maia

Comprei o curso Itil V3. Já estou preparado para prova porem o V4 lançará no inicio de março, se eu fizer o V3 e passar, teria alguma facilidade para realizar a prova do V4 ou tenho que pagar novamente?
O que devo fazer?

Renê Chiari

oi Igor. Haverá um novo exame para a ITIL4. Infelizmente o exame bridge só vai existir para candidatos que já possuem 17 créditos no sistema da ITIL V3 ou já são ITIL Experts.
Abraço!

WILSON DIAS RIBEIRO

Olá Renê boa tarde,
Tudo bem?
Como ainda vai lançar ITIL V4 creio que é melhor aguardar atualização do seu curso na udemy , certo? O que acha?

Renê Chiari

oi Wilson! Sim, a recomendação é aguardar agora a ITIL4. Devo lançar um curso novo já em fevereiro. =)
abraço

WILSON DIAS RIBEIRO

Bom dia Renê,
Muito obrigado…

Fico no aguardo…

Carlos Alberto

Professor, quando será lançado o curso preparatotio de Itil v4?

Renê Chiari

olá Carlos, o curso já foi lançado. Tem um banner aqui no blog para aguardar na lista de espera para a próxima turma =)

Tiago Gamallo

Boa noite professor.
Sabe me informar o valor do curso ITIL V4?

Renê Chiari

oi Tiago, o valor é R$ 579,99. Estou abrindo uma lista de espera para as próximas turmas com condições especiais. O link está no banner disponível aqui no blog. =)

Marcilio Pinto Guimarães

Prezado Rene,

qual a previsão para o proximo Curso do ITIL V4?

Renê Chiari

Olá Marcilio, o curso já foi lançado. Você pode se inscrever no Jornada ITIL4 através deste link

Abraços!

Ricardo

Boa tarde Renê,

Estou interessado e desejo me inscrever na próxima turma. Qual a duração do curso?

Renê Chiari

Olá Ricardo, estou prestes a lançar uma nova turma do programa Jornada ITIL4. Dá uma conferida neste link
Abraço!

Weviston

Olá boa noite, gostaria de mais informações sobre valores do curso?

Renê Chiari

Olá Weviston, dá uma olhada neste link para conhecer o programa jornada ITIL4. Abraço!

Camilo

Boa noite,

O seu curso funciona para quem ainda não estudou/aprofundou-se em ITIL, ou será necessário um background para que, daí, seja possível realizar o curso e o exame de forma tranquila?

Renê Chiari

Olá Camilo!
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para se inscrever no Jornada ITIL4. O programa foi desenvolvido para que você aprenda do absoluto zero e consiga sua certificação com tranquilidade. Temos vários exemplos de alunos com este perfil! =)
Abraço

Thiago Araujo

Boa tarde, ainda é possível tirar a certificação V3? Tenho o curso comprado na Udemy da versão 3 ainda.

Renê Chiari

oi Thiago, ainda é possível fazer o exame mas eu recomendo fortemente você investir no ITIL4, pois é a versão mais recente da certificação. Inclusive os exames da V3 estão prestes a serem descontinuados.
Abraço!