A Certificação ITIL Foundation

Certificação ITIL Foundation

Muitos profissionais de TI acreditam que a certificação ITIL Foundation será um divisor de águas em sua carreira, uma fórmula mágica para o sucesso.

 

É claro que ela é uma das mais importantes certificações em gestão de TI hoje requeridas no mercado, ao lado da ISO 20.000 e da COBIT, mas para que sua carreira se torne um sucesso, será necessário muito mais que passar em uma prova ITIL.

Este, com certeza, será o primeiro passo, um pré-requisito até para participar de diversos processos seletivos.

Mas o que definirá sua trajetória profissional será a maneira como usará estes conhecimentos e, mais do que isso, você precisa se tornar o protagonista de sua história: ter iniciativa!

E, pelo visto, você já começou bem: está procurando informações para fazer a prova e tirar sua certificação ITIL V3.

Aproveite nossas dicas!

 

ITIL e ITSM: Diferenças e Conceitos

Se você quer se preparar para a prova ITIL Foundation, é bom começar entendo direitinho do que se trata e como nasceu.

A primeira coisa a entender é que ITIL V3 é uma biblioteca, um conjunto de publicações que descrevem as práticas de serviços de TI que já foram testadas e deram certo em diversas empresas, comprovadamente.

Foi uma iniciativa do Governo Britânico, na década de 80, com o objetivo de melhorar os serviços prestados à sociedade.Certificado ITIL AXELOS

Hoje, essa biblioteca pertence a uma “joint venture” entre esse departamento do Governo Britânico e uma empresa privada, que criaram a AXELOS, com o objetivo de modernizar a maneira como todo esse conhecimento é disponibilizado e disseminado aos profissionais da área.

Já ITSM significa IT Service Management, ou Gerenciamento de Serviços de TI. É uma abordagem de gestão que usa recursos e habilidades de TI aplicadas e gerenciadas da melhor maneira possível para gerar resultados para o negócio.

O Gerenciamento de Serviços de TI se apoia em 3 pilares: pessoas, processos e tecnologia. E é claro que seguir a ITIL faz parte deste processo, mas com um detalhe importante:

É preciso estar em integração constante com o negócio, para se descobrir a melhor maneira de utilizar a ITIL para alcançar os objetivos e metas da empresa.

Em resumo: Uma certificação ITIL é muito importante, mas usar tais práticas cegamente, sem interpretar o contexto em que a organização se encontra, não é a que resolverá todos os problemas de Gestão de Serviços de TI.

 

Os estágios do Ciclo de Vida de Serviços

Quem quer se preparar para a certificação ITIL Foundation e sua prova, tem que entender que, ao contrário do que muitos pensam, ITIL não é uma particularidade de quem se dedica apenas ao Service Desk.

Na verdade, podemos apontar os seguintes estágios no Ciclo de Vida de Serviços, proposto pela ITIL V3:

ITIL Foundation

Ciclo de Vida de Serviço ITIL

  • Estratégia de Serviço: entender as demandas do cliente e criar uma lista de possíveis serviços necessários.
  • Desenho de Serviço:  Definição de parâmetros de capacidade, disponibilidade, segurança etc.
  • Transição de Serviço: Momento em que se está colocando o serviço em operação.
  • Operação do Serviço: Gerenciamento de incidentes, de problemas, de eventos, etc.

Como você viu, Service Desk é apenas uma parte de todo o contexto da ITIL.

 

Com funciona a Certificação ITIL?

Pirâmide Certificação ITIL Na verdade, a certificação ITIL não é uma prova, mas um programa de capacitação, que inclui algumas provas, com o objetivo de validar o conhecimento dos profissionais.

Essa trilha começa com a certificação ITIL Foundation (esta sim, uma prova) e se encerra com a Certificação ITIL Master, que inclui o envio de projetos reais em que o candidato está envolvido, um acompanhamento por mais de um ano e uma entrevista pessoal.

E para poder se candidatar a ITIL Master, é preciso fazer uma série de módulos de aprendizado e ir acumulando créditos, além de já ter conquistado a Certificação ITIL Expert.

Veja, a seguir, algumas dicas para iniciar toda esta jornada com a Certificação ITIL Foundation.

 

Dicas para o exame de Certificação ITIL Foundation

A primeira coisa a fazer é se inteirar do conteúdo que é cobrado nesta prova. E isso é fácil de conseguir, acesse o Syllabus, documento do site da AXELOS que contém tudo o que você precisa saber para a prova de certificação ITIL.

Existem profissionais que acham que podem ser preparar sozinhos, estudando em casa, para esta prova ITIL Foundation. Mas o ideal é fazer um bom curso preparatório.

Com menos de R$ 1000,00 é possível fazer um bom curso e o exame de certificação.

Como é a prova:

  • A prova tem 40 questões tipo teste, com 4 alternativas
  • A duração é de 60 minutos
  • É preciso acertar 65% das questões (26 delas)
  • É possível fazer a prova via internet, em casa ou no trabalho

Visite estes sites para conhecer as principais instituições certificadas que podem aplicar a prova:

Veja no vídeo abaixo algumas dicas sobre como se preparar para o exame ITIL Foundation:

Resumindo:

  1. Não responda baseado na experiência, mas na teoria que estudou.Certificação ITIL
  2. Prepare-se bem, ao menos 2 horas de estudo por dia, durante 2 semanas.
  3. Saiba as definições literárias, elas serão cobradas.
  4. Leia a prova com cuidado, sem pressa: dá tempo.
  5. Não se preocupe com pegadinhas, as perguntas podem parecer bem mais fáceis do que você imagina.
  6. Não demore muito para marcar a prova, faça logo em seguida de sua preparação.
  7. Faça alguns simulados para testar seu aprendizado.

E aí, animado para dar este importante passo em sua carreira? Comece a estudar agora e, em breve, sua certificação ITIL Foundation poderá estar em suas mãos!

About the Author Renê Chiari

Evangelista em Gerenciamento de Serviços. Certificado ITIL® Service Manager, ITIL® Expert, ISO/IEC 20000 Manager e COBIT. Construiu sua carreira em grandes corporações do ramo de TI e consultorias especializadas, atuando como consultor e instrutor em dezenas de projetos. É um dos fundadores do ITSM na Prática. Tem dezenas de artigos publicados e é autor do pocket book "ITIL na Prática: Gerenciando Problemas de Infraestrutura e Serviços de TI".

Leave a Comment:

3 comments
Add Your Reply
0 Compart.