Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Blog

Pare de buscar por um curso gratuito de ITIL ®

Renê Chiari
Escrito por Renê Chiari
JUNTE-SE A MAIS DE 15.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você chegou até este artigo em busca de um curso de ITIL gratuito, continue lendo e descubra porque essa não é uma tarefa tão fácil e, muitas vezes, adequada.

Um pouco de contexto

O ITIL é um dos acrônimos mais buscados pelos profissionais de TI. A sigla se refere à Information Technology Infrastructure Library.

Porém, esta definição já não é mais utilizada nos dias de hoje. Sendo que hoje o ITIL é um framework completo e moderno para gerenciamento de TI.

O termo ITIL é mantido até hoje por conta da força de sua marca, e não pelo significado de suas letras. Isso acontece porque há mais buscas por ITIL no Google do que por ITSM (IT Service Management), que seria a disciplina base para a qual o ITIL foi desenvolvido.

Só pra deixar um pouco mais claro: o ITIL está para ITSM assim como o SCRUM está para metodologias ágeis.

Se você precisa entender melhor o que é ITIL, recomendo este artigo.

Por quê as pessoas procuram por um curso gratuito de ITIL?

Um dos fatores que influenciam as pessoas a buscarem cursos gratuitos de ITIL é pelo fato do ITIL ser considerado um “idioma comum” quando o assunto é Gestão de Tecnologia da Informação.

Alguns termos que você já deve ter ouvido ou lido em algum lugar, como SLA, Incidente, Mudança, etc…são termos que foram introduzidos e popularizados no mercado graças ao ITIL. Por conta disso, há um apelo forte para que qualquer profissional de TI entenda pelo menos o básico sobre esse tal de ITIL.

Outro fator que reforça a busca por conteúdo sobre ITIL é a existência de um programa de certificações profissionais, que atestam o seu conhecimento sobre ITIL em diferentes níveis.

Dado esse contexto, vamos à má notícia: você não vai encontrar um curso grátis de ITIL.

Por que não encontro um curso de ITIL grátis?

Quero te explicar agora porque você provavelmente não vai encontrar um curso gratuito de ITIL e porque talvez você esteja enganado sobre ter encontrado um curso de ITIL gratuito.

O ITIL não é (e nunca foi) livre.

Para entender o motivo de existir cada vez menos conteúdo gratuito sobre ITIL, especialmente para a certificação ITIL Foundation, é preciso entender seu histórico.

O ITIL surgiu na década de 80 por iniciativa do governo britânico. Mesmo não fosse considerado totalmente de domínio público na época, as restrições sobre o seu uso (inclusive comercialmente) eram mais brandas.

Porém em 2013 houve uma joint venture entre a OGC (gabinete do comércio britânico, algo similar ao nosso ministério da economia) e a empresa privada Capta.

A ideia era tornar o ITIL comercialmente mais interessante. E o fruto dessa joint venture foi a criação de uma nova empresa, a Axelos.

Com essa mudança no cenário, o ITIL passou a ser uma marca mais “controlada” e com mais restrições de uso, principalmente em termos de treinamento.

Há duas regras que contribuíram fortemente para que o acesso a um curso de ITIL tenha ficado um pouco mais difícil:

  1.  O fato de que qualquer conteúdo sobre ITIL com mais de 90 minutos precisa ser pago e disponibilizado por um provedor de treinamento credenciado. 
  2. O fato de que qualquer provedor de treinamento credenciado que oferecer um curso de ITIL, precisa disponibiliza-lo junto com o exame de certificação (o curso não pode mais ser comercializado sem e exame associado).

Caso você encontre algum curso de ITIL com mais de 90 minutos e sem o exame de certificação associado, há uma grande possibilidade deste conteúdo ser “pirata” ou de versões antigas.

E o curso da fundação Bradesco?

É muito provável que você já tenha encontrado um curso de ITIL da fundação Bradesco (que é gratuito).

Porém, este curso se refere a uma versão antiga do ITIL ( ITIL v3) e não é mais adequado para a certificação mais recente (ITIL 4).

E os playslists no youtube?

Existem diversos vídeos e tutoriais sobre ITIL no Youtube. Mas estes vídeos isolados não podem ser considerados como cursos.

Há um conteúdo programático específico até para o nível de fundamentos, e nenhuma playlist do youtube chegará ao nível de detalhe deste conteúdo programático a ponto de te preparar para um exame de certificação.

O que fazer, então ?

A maioria das pessoas que buscam por um curso de ITIL têm interesse na certificação. Nestes casos, compensa muito mais investir em um treinamento oficial do que se aventurar em conteúdo desatualizado e, muitas vezes, até incorretos sobre ITIL.

Opa,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.