Afinal, o que faz um Product Owner?
Vale mesmo a pena investir em um novo profissional para se encaixar no espaço entre o Project Manager e o time de desenvolvimento?
Bom, se você busca otimizar suas operações e obter sucesso na aplicação de frameworks de gestão de projetos, ele é essencial. Aprenda mais!
Vamos começar listando algumas características: retrabalhos, falta de direcionamento, inconclusões entre o que o cliente quer e o que seu time entrega.
O que tudo isso traz à mente? Uma clara falta de direcionamento nos projetos.
E nós sabemos que, no final das contas, isso impacta os resultados e a produtividade. Portanto, como cobrir esse gap? Bom, pergunte a um Product Owner.
Essencial no esquema estratégico que dá força à frameworks de gestão de projetos (como Scrum), o P.O. é o profissional à frente de cada projeto. Não se trata necessariamente de um cargo, mas de uma missão.
Mas e no dia a dia, o que faz um Product Owner? Afinal, para as empresas, vale a pena inserir mais um profissional no esquema gerencial dos projetos? Ele serve apenas para empresas de tecnologia? E por fim, para os interessados, como se tornar e qual o perfil de um Product Owner?
Neste conteúdo, vamos nos aprofundar e responder essas e outras questões relacionadas, explicando o que faz um Product Owner. E então, pronto? É só seguir na leitura conosco!
Epa! Antes que você avance, reserve um tempinho para ler nosso outro blogpost, “O que você precisa saber para se tornar um scrum master”. É só clicar no link!
O que é e o que faz um Product Owner

O intuito dos frameworks de gestão de projetos é, em última instância, a organização de tarefas e processos. Assim, além de agilidade operacional, é possível balancear as prioridades conforme a necessidade do projeto.
No entanto, essa não é uma tarefa absorvida pelo time de desenvolvimento, pois… Bem, eles estarão ocupados desenvolvendo o produto.
É aí que o Product Owner entra.
Ele é o responsável pela construção do Product Backlog, onde as tarefas de cada projeto são elencadas de acordo com prioridade, e repassadas ao time de desenvolvimento. Ele faz isso juntando inputs de vários componentes do time, como arquitetos de software, engenheiros, desenvolvedores e demais stakeholders.
O Product Owner também organiza e comanda a reunião de planejamento dos Sprints, além de planejar as atividades de cada Sprint. Ele trabalha ouvindo as propostas do time de desenvolvimento, e encaixando-as no Backlog conforme aprovadas.
Além disso, é quem aprova realiza uma parte das aprovações de funcionalidades desenvolvidas.
O P.O. também atua na facilitação de algumas tarefas, como a implementação, evitando que distrações diminuam a produtividade do time operacional.
É quem coleta feedbacks na reunião de demonstração e as leva para o time, novamente organizando demandas conforme seu peso e valor para o usuário final.
Por fim, o Product Owner garante que todas as obrigações, atribuições e responsabilidades estejam visíveis para todo time, facilitando o entendimento produtivo e desempenhando uma gestão proativa.
No geral, é um profissional bastante ligado ao projeto pois está constantemente conectado ao time de desenvolvimento, criando a interface do projeto com time de tecnologia e soluções.
Qual é o papel de um Product Owner em uma empresa de tecnologia
Primeiro de tudo, é sim possível ser um Product Owner em uma empresa que não de tecnologia. Afinal, metodologias ágeis e frameworks de gestão de projetos já se expandiram para todo mercado, contribuindo para uma onda produtiva muito bem-vinda.
No entanto, não há como negar: a função nasceu para gerenciar projetos de tecnologia.
Em uma empresa de soluções tecnológicas, como uma desenvolvedora de softwares na nuvem, por exemplo, o P.O. é responsável por dar coesão estratégica ao desenvolvimento de aplicações.
Ou seja, diferente de um Project Manager, ele não se preocupa com Marketing e nem está em contato direto com o cliente.
Na verdade, ele compreende as necessidades de valor ditadas pela P.M. e repassa ao time de desenvolvimento, organizando-as no Product Backlog.
O Product Owner não é necessariamente o dono da visão do projeto (que é do P.M.), mas contribui para ela.
Qual a importância de um backlog de produtos em um time de desenvolvimento Scrum

Trata-se da lista de tarefas cuja aplicação passará pelo time de desenvolvimento. É como um checklist de funcionalidades que deverão ser entregues.
Essa lista é organizado pelo Product Owner, levando em conta sua prioridade para o projeto, bem como o valor para o usuário final.
Como é o dia a dia de um P.O.?
O que faz um Product Owner em sua rotina? A verdade é que ela pode ser bastante exigente. Por isso, em projetos mais complexos, é comum ver mais profissionais ocupando essa camada gerencial, dividindo algumas tarefas.
Em geral, suas ocupações se concentram em:
- Participação ativa no planejamento: Atua na especificação de funcionalidades, planejando o produto final a ser entregue ao fim dos Sprints.
- Criar o Backlog: É quando organiza as funcionalidades a serem entregues pelo time de desenvolvimento, “fatiando-as” em pequenas tarefas.
- Filtrar e priorizar as tarefas do Backlog: É o Product Owner quem planeja as entregas das tarefas e funcionalidades, seguindo sua ordem prioritária. Essa etapa leva em conta vários fatores, como impacto no cronograma, custo, risco e importância da funcionalidade.
- Fazer pesquisa de mercado e de concorrentes: O P.O. não deve ser um especialista de mercado propriamente, mas deve sim entender o contexto dos concorrentes de seu produto. Quais seus acertos? Quais erros? Que tipo de tecnologias usam? Quais lições tirar dessas outras soluções?
Qual é o perfil e como se tornar um Product Owner?

O Product Owner deve ser um profissional experiente no desenvolvimento de produtos, mas também ter muito conhecimento acerca de duas coisas: da área de gestão de projetos e também do framework aplicado na empresa.
É preciso ter um olhar objetivo, mas amplo, pois seu foco é a entrega do produto conforme requisitado pelo P.M. e pelo cliente.
Por isso, destaca-se sua função de supervisor de operações, sendo aquele que confere cada execução.
Para se colocar como um Product Owner, você pode incrementar o currículo com um certificado bastante valioso. Há pela Internet vários cursos online, de diferentes preços e níveis de conhecimento.
Portanto, é super acessível.
E então, que tal incrementar seu currículo agora mesmo e agregar à sua empresa, direcionando os projetos para o sucesso? Agora que você sabe o que faz um Product Owner, é só começar os estudos!
Espero que o conteúdo ajude você e mesmo sua empresa a atender melhor o que faz um Product Owner. Trata-se de uma missão complexa dentro do setor de desenvolvimento, mas extremamente necessária.
Que tal mergulhar a fundo no tema? Com nosso Guia de Bolso do ITIL4, você aprende tudo que precisa sobre o framework de gerenciamento de serviços de TI mais adotado em todo mundo! Baixe gratuitamente!

Por que investir em uma certificação em TI e como investir na certificação certa?

O que é scrum master: rotina, certificação, cursos e mais!

15 Certificações em TI Mais Bem Pagas em 2021 (ITIL é uma delas)

Como reduzir o estresse e aumentar a produtividade no trabalho de um time de TI
Opa,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.