O que é scrum master: rotina, certificação, cursos e mais!

Carreira

O que é scrum master: rotina, certificação, cursos e mais!

Renê Chiari
Escrito por Renê Chiari
Faça parte de nossa comunidade

Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade sobre ITIL4 e gerenciamento de serviços

Para entender o que é Scrum Master, é preciso saber que conduzir um projeto dentro de uma empresa não é tarefa fácil. Especialmente quando falamos no desenvolvimento de aplicações e softwares.

É preciso organização e conhecimento para direcionar o time e conciliar as suas execuções com o que o cliente busca.

Preencher esses papéis é de fundamental importância para empresas que seguem o Scrum como metodologia ágil. No entanto, não basta apenas escolher aquele profissional que mais parece adequado para a função.

Na verdade, o Scrum Master é uma posição bem distinta dentro do framework do Scrum. É o capacitador do seu sucesso, atuando como um líder servidor para o Scrum Team e como um tradutor das demandas passadas pelo Product Owner.

É através da boa execução da função de Scrum Master que várias empresas estão alcançando seus melhores resultados.

E é exatamente por isso que a posição vem, cada vez mais, ganhando o interesse de profissionais envolvidos com a área.

Neste conteúdo, vamos explorar o conceito de Scrum Master a fundo. Continue conosco e aprenda o que é Scrum Master, sua rotina, suas características, o que ele agrega ao projeto e como se tornar um! Vamos lá?

Ei, que tal complementar essa leitura? Listamos as 5 atitudes mais tóxicas que acontecem numa organização de TI — e que você deve se livrar o quanto antes! Clique para conferir e leia em seguida.

O que é scrum master

O que é scrum master

Imagine um mestre. Quem lhe vem em mente? O mestre Yoda, talvez. Para os mais velhos (sim, a idade chega para todos…), o exemplo talvez seja o mestre Miyagi.

Figuras centrais, mas não centralizadoras. Entendedoras de um assunto. Professores, guias, ajudantes em seu cerne. Criadoras de conexões.

Exatamente o que é Scrum Master.

Trata-se de um dos três pilares do Scrum (que explicaremos logo mais), atuando de ponta a ponta na execução dessa metodologia ágil. É alguém com total e completo conhecimento acerca do Scrum e da sua implementação.

Para entender o que é Scrum Master, é preciso ter em mente que esse profissional impacta diretamente na cultura do time de desenvolvimento (Scrum Team). Além de especialista na metodologia, é responsável por fortalecer o processo, esclarecendo suas práticas, regras e valores para o time.

Um de seus principais objetivos é formar um Scrum Team auto-organizado.

O Scrum Master busca isso ao engajar os colaboradores, tornando-os participantes ativos e comprometidos com o projeto, das tarefas mais simples, como um Sprint diário, até o resultado final do produto.

Explicando o scrum

Mas e aí, o que de fato é o Scrum, essa palavrinha que antecede tantas outras, como Scrum Master ou Scrum Team?

Bom, vamos lá:

O Scrum é um framework de metodologia ágil, originalmente criado para servir aos times de desenvolvimento de softwares, auxiliando na gestão eficiente de projetos. No entanto, o Scrum já atende a projetos em organizações diversas, mesmo fora da área de tecnologia.

Tem relação com uma jogada de Rugby, onde oito jogadores formam uma barreira para que os companheiros possam avançar. A estratégia é conhecida como cross-functional. Dessa forma, todos os companheiros de time utilizam suas habilidades particulares para atingir um único objetivo.

No Scrum, o gerenciamento funciona de forma incremental, ágil e de altíssima performance. O Scrum prega o estudo de conceitos, práticas, recursos e ferramentas que facilitam a definição do objetivo.

Dessa forma, com equipes enxutas e multifuncionais (estratégia cross-functional, lembre-se disso), cada colaborador fica responsável por uma função dentro de cada etapa incrementada (ou sprint) para alcançar o objetivo principal.

Para clarear, pense nessas etapas como jogadas. Cada colaborador tem uma função arquitetada e que bate com suas principais competências. Assim, a ação de cada um faz a jogada se desenrolar, aproximando o time do objetivo.

Como funciona o scrum

Como funciona o Scrum

O Scrum funciona com base em etapas incrementadas, ou Sprints.

Se tratam de ciclos que duram de 2 semanas a 1 mês com foco em produtividade, cujo objetivo é a entrega de qualidade.

Pense no desenvolvimento de uma aplicação: cada Sprint corresponde a uma funcionalidade do software. Ao final do ciclo, ela deve ser entregue finalizada, conforme as exigências do cliente e das diretrizes ditadas pelo Product Owner.

Um ponto importante, que destaca a relevância do Scrum Master para o projeto, é o Daily Scrum. Uma reunião diária e rápida, com no máximo 15 minutos, na qual o Scrum Team se reúne com o Product Owner e o Scrum Master para avaliar as execuções do dia anterior e dar o start nas novas atividades.

Nas Daily Scrums, são discutidas dificuldades, oportunidades, ajustes e recursos necessários. 

Vale destacar o Product Backlog, uma lista com todas as funcionalidades (etapas) que o projeto vai exigir. É organizada por ordem de prioridade pelo próprio Product Owner.

A hierarquia é simples: entrega-se primeiro aquilo que mais gera valor para o negócio do cliente.

Antes de iniciar o Sprint, a equipe deve ter em mãos o Sprint Backlog, que lista todas as atividades necessárias para o desenvolvimento de cada funcionalidade. É um documento de planejamento essencial, onde reúnem-se os requisitos para cumprir cada etapa.

As atividades listadas então são entregues ao Scrum Team, que finalmente pode começar a focar no desenvolvimento da funcionalidade da vez.

Conforme o Sprint for finalizado, outra reunião toma lugar: a Sprint Review. É uma versão de debate mais amplo, onde se discute ajustes gerais que o produto necessita.

Nessa reunião, também é realizada uma retrospectiva (conhecida como Sprint Retrospective), cujo objetivo é olhar para o processo executado até o momento, tirar lições e oportunidades de melhoria para aprimorar as operações.

Como é organizado um Scrum Team

Para tornar seu conhecimento mais aprofundado, vamos também entender quem compõem um Scrum Team. Até agora, falamos bastante do Scrum Master, mas também em Product Owner e Scrum Team.

Pois bem, os três são os pilares de uma estratégia de Scrum.

Scrum Master

Sobre este você acabou de aprender: o profissional que atual como líder servidor, pois serve ao time e ao Product Owner, buscando guiar o processo e conciliar as execuções com as boas práticas de Scrum.

Tem profundo domínio sobre a metodologia ágil Scrum e sua função é, principalmente, facilitar o trabalho da equipe — e não, propriamente, gerenciá-la.

Product Owner

É quem garante o sucesso do projeto, ditando as necessidades do cliente. É ele que sabe o que é melhor e mais correto para o produto, de acordo com as dores do consumidor. Ele também desenvolve o Product Backlog e hierarquiza as funcionalidades a serem desenvolvidas.

O Product Owner não necessariamente tem conhecimento acerca da metodologia Scrum.

Scrum Team

O Scrum Team é o braço operacional desse processo, responsável pelo desenvolvimento do projeto e de todas as suas funcionalidades.

É composto de profissionais multi-talentos, capazes de se auto-gerenciar — ou seja, não precisam de supervisão ou gestão direta. São eles que se preocupam em desenvolver corretamente o produto.

No Scrum Team, há um entendimento mútuo acerca de seus papéis, atividades e responsabilidades. De forma autônoma, eles devem ser capazes de se auto-organizar para concluí-las da melhor forma.

Principais responsabilidades do Scrum Master

Principais responsabilidades do Scrum Master

O trabalho de um Scrum Master é diversificado, apostamos que você já compreendeu isso. Porém, há uma linha tênue que separa sua função de um gestor nato. Afinal, o Scrum Master não gerencia o Scrum Team? 

Sim — mas não de forma convencional.

Explicamos: o Scrum Master não diz como o projeto deve ser feito, mas é um agente de mudança. É quem fortalece entre o time as diretrizes do Scrum, estimulando a auto-organização. É um profissional neutro a um ponto suficiente, mas que resolve conflitos e uma mão para retirar impedimentos do caminho da produtividade.

Entre suas principais responsabilidades, podemos listar:

Coach

O Scrum Master é, antes de tudo, um mentor para o Scrum Team. Ele não resolve problemas diretamente, mas ajuda as pessoas a encontrarem o caminho para resolvê-los sozinhas.

Para o Product Owner, o Scrum Master serve como um guia no entendimento de suas próprias responsabilidades.

O Scrum Master tem com função utilizar e aplicar os métodos Scrum para potencializar os resultados.

Líder Servidor

Se trata de alguém mais interessado em ajudar do que cobrar por resoluções e entregas. 

Autoridade

É alguém com máximo domínio sobre o Scrum, seu processo e seus métodos e diretrizes.

Por isso, deve ser capaz de guiar a equipe para dentro do processo norteado pelo Scrum, garantindo que todos conheçam os métodos e seus conceitos.

Dessa forma, ele a estimula a seguir no processo de forma auto-organizada, mas age por trás das cortinas como um ajudante eventual, ajustando as execuções conforme o Scrum.

Filtro de Interferências

Entre suas principais responsabilidades, está a de escudo do Scrum Team contra interferências externas. Dessa forma, garante que sua atenção esteja voltada para o Sprint atual.

Aqui, não importa a fonte: gerência, Product Owner, marketing. É o Scrum Master quem se encarrega de filtrar essas informações externas, procurando impactar o mínimo possível a execução do Scrum Team.

Removedor de Obstáculos

Uma vez que filtra as interferências, o Scrum Master se encarrega de remover distrações e obstáculos para o dia a dia do Scrum Team. Claro, isso não acontece em absolutamente todos os casos, mas é sua função tentar minimizar essas interferências diretas.

Agente de Mudança 

O Scrum Master é o pivô das mudanças numa organização, especialmente naquelas que estão se acostumando com o Scrum aplicado em sua cultura produtiva.

É o responsável por disseminar conhecimento, ajudando todos a entenderem o Scrum, seus benefícios e as vantagens de aderir às suas boas práticas.

Além disso, o Scrum Master garante que a transição de cultura de trabalho esteja caminhando dentro dos conformes, em toda a empresa. Dessa forma, garante sucesso a curto, médio e longo prazo — sempre com base no método Scrum.

Rotina de um scrum master

Rotina de um scrum master

Como todas essas responsabilidades se condensam na rotina de um Scrum Master?

Para começar, ele está envolvido em tudo que é referente ao projeto. Ele se encarrega de criar as melhores condições de trabalho, priorizando a execução de cada etapa do projeto.

Veja em detalhes a sua rotina:

  • Participação em todo Daily Sprint;
  • Alinhamento junto do Product Owner;
  • Análise de impedimentos, obstáculos e possíveis soluções;
  • Verificação de problemas futuros que possam atrapalhar a produtividade;
  • Implementador dos métodos e boas práticas da metodologia Scrum;
  • Possibilitador da tomada de decisão coletiva;
  • Escudo contra interferências externas;
  • Responsável por determinar tarefas e responsabilidades;
  • Estimulador do desenvolvimento de autonomia e guia para a auto-organização do time.

Claro que muitas dessas tarefas são realizadas em equipe, mas essa é a essência do seu trabalho: ser um vetor de decisões estratégicas dos outros componentes do projeto, procurando aliar os métodos ágeis para a melhor execução.

Características de um bom Scrum Master

Vale entender que o papel do Scrum Master não se trata de gestão, mas de liderança.

O Scrum Master é um profissional dotado de competências colaborativas, capaz de gerar confiança dos outros, que seja empático com o mundo a sua volta e que faça um uso ético do poder em suas mãos.

Ou seja, nada de gestão.

Afinal, um time ágil que segue o método Scrum deve ser autogerenciável, autônomo e independente.

Quem pode ser Scrum Master?

Quem pode ser Scrum Master

A boa notícia para quem visa ocupar essa função inovadora é que ela cabe a qualquer pessoa da equipe. Geralmente, quem a exerce pode ser um líder técnico dentro da organização ou mesmo o gerente de projeto (que, no caso, não será o gestor do projeto).

Basta ter total conhecimento e domínio da metodologia ágil e do framework Scrum.

Como se tornar um Scrum Master

O caminho para se tornar um Scrum Master passa por uma certificação. Quer dizer, você pode dominar a metodologia, mas uma certificação vai garantir que você realmente entende os meandros de sua aplicação.

Por isso, se você busca por esse caminho, deve procurar concluir uma Certificação Scrum Master.

Como é o mercado de trabalho e salário do Scrum Master

Como qualquer profissão, vai depender da empresa e do segmento. Em geral, conforme levantamento da Trampos.co, o salário pode chegar até R$ 6.000.

O mercado para o Scrum Master está em crescimento, até pela aderência tardia de empresas de outros segmentos além da TI nas metodologias ágeis.

Além de desenvolvedoras de softwares, você pode encontrar a vaga aberta em escritórios de gerenciamento de projetos (PMOs) ou setores de desenvolvimento de produtos variados.

De acordo com o relatório “Most Promising Jobs of 2019” do LinkedIn, o Scrum Master é a 10ª função mais promissora. Nos Estados Unidos, o salário anual pode ultrapassar os US$ 100 mil, o coloca a Certificação Scrum Master ao lado das mais bem pagas do mundo!

Certificação Scrum Master

Existem diferentes institutos e escolas que oferecer a Certificação Scrum Master. Se você está interessado, deve buscar por nomes de confiança no mercado.

A ITSMNaPrática, não atua com certificação Scrum Master, mas é especialista no Curso para Certificação ITIL4. Se você tiver interesse, converse conosco para entender como podemos ajudá-lo!

Quero saber mais: cursos e livros

E que tal complementar seus conhecimentos sobre o que é Scrum Master e entender, de forma teórica e aprofundada, como melhor aplicar a metodologia e se adequar à função? Confira uma lista de livros e cursos essenciais:

Curso de Certificação em Scrum Master: essencial para quem busca aproveitar as oportunidades na área e ser o vetor de transformação dos projetos nas empresas.

Livro SCRUM: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo

Livro “SCRUM: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”: do autor Jeff Sutherland (co-criador do Scrum) e J.J. Sutherland, explica o básico sobre a metodologia ágil. Compre na Amazon

Livro “Scrum Essencial: Um guia prático para o mais popular processo”: do autor Kenneth S. Rubin, esclarece as práticas do Scrum, descrevendo abordagens para ajudar a implementar essa metodologia ágil na empresa. Compre na Amazon.

O que é Scrum Master? Um mestre na prática da metodologia ágil Scrum, uma função vital para que uma empresa mantenha seus métodos de produtividade ágeis e em conformidade com o que o cliente busca. Para empresas que visam o futuro do desenvolvimento de software e gerenciamento de projetos, o Scrum Master é essencial

Para os profissionais interessados, é uma oportunidade de crescer na carreira e se destacar no mercado! E então, que tal começar a fazer a diferença agora mesmo?

Agora, se você preferir buscar uma certificação em ITIL4 para evoluir em sua carreira, não perca tempo, baixe agora o Guia de Bolso ITIL4 agora mesmo!

Opa,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Rene A. Chiari Tecnologia da Informação ME / ITSM na Prática.

Av. Melchert, 37 – Chácara Seis de Outubro – São Paulo/SP.

CNPJ: 25.072.324/0001-66

Todos os direitos reservados. Termos de uso.

 

Fale Conosco

contato@itsmnapratica.com.br