ITIL v4 Expert ou ITIL4 Master: o que mudou na nova versão?

ITIL

ITIL v4 Expert ou ITIL4 Master: o que mudou na nova versão?

Renê Chiari
Escrito por Renê Chiari
Faça parte de nossa comunidade

Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade sobre ITIL4 e gerenciamento de serviços

Quem está envolvido com o universo de TI, sabe da relevância da certificação ITIL. Se trata da principal abordagem ao segmento de ITSM, o gerenciamento de serviços de TI, com um framework amplamente adotado em todo mundo. Em 2019, a Axelos, empresa dona do framework, lançou o ITIL 4 (cujo novo programa de certificação permaneceu popularmente conhecido como ITIL v4 Expert, o que vamos explicar logo mais).

A nova certificação do framework, agora alinhada com as necessidades atuais das empresas, está preparada para abraçar conceitos inovadores, como Transformação Digital, Indústria 4.0, com foco na geração de valor.

Para profissionais de TI, a certificação ITIL é praticamente obrigatória.

Afinal, com profissionais capacitados no tema, a empresa consegue gerenciar seus serviços com total qualidade.

Dessa forma, é possível mitigar riscos, promover a economia de recursos e fortalecer as bases da TI da empresa, preparando o terreno para um crescimento saudável e escalável.

Mas… Ainda assim: justifica o investimento? Afinal, o que de fato mudou do programa de certificação da ITIL v3 para o ITIL 4? É isso que vamos explicar nesse conteúdo.

Continue a leitura para aprender mais!

Existe uma certificação ITIL v4 Expert?

Antes de se aprofundar no tema, é interessante trazer à tona uma questão recorrente: é ITIL 4 ou ITIL v4 Expert?

Agora, tanto o framework quanto a certificação se chama apenas ITIL 4. Anteriormente, a nomenclatura era acompanhada do “v3” ou “v2”, referindo-se à versão da certificação. No entanto, para se alinhar às tendências de atualizações mais constantes e, principalmente, traçar um paralelo com a Indústria 4.0, a Axelos preferiu simplificar: em vez de ITIL v4, chama-se ITIL 4.

Mais fácil, não acha?

Outro ponto, que entraremos em detalhes no próximo tópico, é o nível da certificação. O “Expert” fazia parte do antigo programa do ITIL v3.

No caso da nova versão, além de ter duas trilhas (ITIL MP – Managing Professional; e ITIL SL – Strategic Leader), o patamar mais elevado é chamado de ITIL Master (que ainda não está disponível).

Para concluir: o framework foi batizado como ITIL 4 e o Programa de Certificação do ITIL 4 já não possui termos como “Expert” ou “v4”. Na verdade, é possível dizer que, por exemplo, o módulo ITIL MP é equivalente ao nível “Expert”, eliminando a necessidade do título.

Vale a pena investir na nova certificação ITIL 4?

Vale a pena investir na nova certificação ITIL v4 expert?

E então, o programa de certificação novo, popularmente conhecido como ITIL 4 Expert (ou ITIL v4 Expert) compensa ou não? O tema já é recorrente aqui no blog. Assim como outras fontes, é possível afirmar que: sim, vale muito a pena o investimento!

Primeiro, destaca-se o momento: trata-se de uma certificação nova. Portanto, os primeiros que a concluírem terão nas mãos (e no currículo) um baita diferencial competitivo.

Segundo, é preciso entender o cenário corporativo atual: você já percebeu como tudo se transformou em serviço? Uma empresa já não investe em datacenters on-premise, afinal, são custos em cima de custos.

Agora, ela simplesmente assina uma plataforma de serviços na nuvem.

O mesmo acontece em uma esfera mais particular, com a ascensão de serviços de streaming como Netflix, Prime Video ou mesmo Spotify.

Viu como a palavra “serviço” se repete tantas vezes? Pois bem, essa é a nova realidade do mercado.

E a certificação ITIL v3, como era antes, tinha um approach voltado quase que exclusivamente para organizar processos.

Com a certificação ITIL 4 Expert, isso muda: os serviços, e todo seu gerenciamento, que importam.

Essa mudança é algo que já atinge as empresas — que cada vez mais buscam profissionais capazes de conduzir uma transformação interna em seu negócio.

Com a certificação ITIL 4 em nível avançado (e não ITIL v4 Expert, lembre-se disso), esse profissional pode ser (e provavelmente será) você.

Como funciona o novo esquema da nova ITIL v4 Expert?

O esquema de certificação ITIL 4 Expert começa no nível foundation (fundamentos) que é pré-requisito para os módulos avançados, conhecidos como módulos specialist (especialista). 

Como antes, ela possui diferentes níveis , cada um sendo essencial para a obtenção da certificação completa.

Na ITIL 4 Expert, serão trabalhadas duas trilhas (streams) de conhecimento, com 7 módulos de certificação.

O intuito de separar duas trilhas é, justamente, ampliar o leque de habilidades, diferenciando os profissionais que passarão pela certificação em caminhos específicos, seja para profissionais mais envolvidos com o lado tático (ITIL4 MP) quando profissionais que lideram a transformação nas empresas (ITIL SL). A decisão também buscou simplificar o processo, tornando-o mais acessível e com menos redundante.

Quais os módulos presentes no ITIL 4?

Quais os módulos presentes no ITIL v4 expert?

A progressão na certificação ITIL 4 Expert (ou ITIL v4 Expert) se dá através de uma sequência lógica de certificações.

O primeiro nível é o ITIL Foundation, presente tanto para quem busca a qualificação avançada no ITIL MP como no ITIL SL.

Se o profissional optar pela certificação nas duas trilhas, será elegível para o nível Master, último nível da certificação.

ITIL Foundation

No ITIL Foundation, o nível é básico e serve para ensinar os novatos e aqueles que ainda não conhecem a nova versão do ITIL e é uma certificação pré-requisito para os níveis mais avançados.

O exame consiste em 40 perguntas de múltipla escolha que busca testar o conhecimento do candidato. O exame tem uma 1 hora de duração e exige o acerto mínimo de 26 respostas para a aprovação. 

Para os interessados, há como realizar o exame ITIL Foundation em português.

ITIL Managing Professional (ITIL MP)

Indicada para quem trabalha à frente de equipes de tecnologia e ambientes digitais.

O ITIL MP possui os seguintes módulos:

  • ITIL Specialist Create Deliver & Support
  • ITIL Specialist Drive Stakeholder Value
  • ITIL Specialist High Velocity IT
  • ITIL Strategist Direct Plan & Improve

É necessário completar todos os módulos specialist (especialista) para obter a certificação em ITIL MP.

ITIL Strategic Leader (ITIL SL)

No caso do ITIL SL, a certificação foi criada para tornar o profissional apto a gerenciar qualquer serviço digital da empresa, não apenas as suas operações. Tem um teor mais estratégico.

O ITIL SL possui os seguintes módulos:

  • ITIL Strategist Direct, Plan & Improve
  • ITIL Leader Digital & IT Strategy

Novamente, é preciso completar ambos para receber a certificação em ITIL SL.

ITIL Master

Ao concluir todos esses módulos, o profissional estará apto para buscar a certificação ITIL Master. Se tornar um mestre ITIL não é fácil e exige conhecimentos aprofundados acerca de técnicas de ITSM, além de grande experiência com o framework ITIL.

Como migrar da ITL v3 para ITIL 4 ?

A Axelos recomenda, para quem ainda está com sua certificação ITIL v3 em andamento (e com pelo menos duas certificações de nível intermediário, como ITIL OSA e ITIL RCV), que continue até finalizá-la (nível Especialista/Expert). Esses conhecimentos serão essenciais no futuro e o ajudarão a passar pela certificação ITIL 4 Expert com mais tranquilidade.

Já quem possui 17 ou mais créditos somados, ou atingiu o patamar de Especialista no ITIL v3, poderá realizar o Módulo de Transição do ITIL 4 Managing Professional (MP).

Ao concluir o módulo de transição, o profissional se certificará no módulo ITIL Managing Professional (MP) da ITIL 4. A partir daí, está livre para concluir a outra trilha de conhecimento e, depois, partir para o ITIL Master.

Curso para certificação ITIL 4

Curso para certificação ITIL v4  expert

O profissional de TI que entende os movimentos de mercado, sabe que ficar parado não é uma opção.

Pelo contrário: mergulhar no mundo da tecnologia significa enfrentar — e liderar — transformações por onde passa, seja no operacional, no desenvolvimento ou no braço estratégico da empresa.

Por isso, é essencial manter-se à par das novidades e preparado para enfrentar os obstáculos que, com certeza, virão. Ter a certificação ITIL 4 é um passo importante nessa jornada.

Com ela, você se estabelece como um profissional diferenciado, que pode oferecer aquele “algo a mais” que as empresas buscam. Seja o gestor de processos e/ou projetos de TI que vai guiar o negócio no caminho do futuro, faça a certificação ITIL 4.

Como? Bom, a gente pode te indicar a Jornada ITIL 4. O programa online é arquitetado para profissionais de TI, novatos e experientes, que trabalham com infraestrutura, suporte, desenvolvimento , gestão de clientes / fornecedores e praticamente qualquer outra segmentação de TI, preparando-os para os exames do ITIL Foundation com máxima qualidade.

E então, interessado? Clique aqui para se inscrever na Jornada ITIL 4!

Opa,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “ITIL v4 Expert ou ITIL4 Master: o que mudou na nova versão?”

Andre

Boa noite. Onde eu encontro cursos para os módulos intermediários se eu não tenho certificado v3?

Renê Chiari

oi Andre. os módulos intermediários do novo programa da ITIL4 tem como pré-requisito a certificação ITIL4 Foundation. A partir dos níveis intermediário também é obrigatório que você faça um treinamento oficial para ser elegível ao exame de certificação. Qualquer dúvida avisa aqui, tudo bem? Abração!

Sobre

Rene A. Chiari Tecnologia da Informação ME / ITSM na Prática.

Av. Melchert, 37 – Chácara Seis de Outubro – São Paulo/SP.

CNPJ: 25.072.324/0001-66

Todos os direitos reservados. Termos de uso.

 

Fale Conosco

contato@itsmnapratica.com.br