ITIL Strategic Leader: conheça os módulos desta certificação

ITIL

ITIL Strategic Leader: conheça os módulos desta certificação

Renê Chiari
Escrito por Renê Chiari
Faça parte de nossa comunidade

Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade sobre ITIL4 e gerenciamento de serviços

Parte da nova certificação ITIL4, a trilha ITIL Strategic Leader chegou como um sopro de inovação necessário nas bases de um framework tão relevante no segmento de Gerenciamento de Serviços de TI. O ITIL SL, como é conhecido, tem foco amplo na parte gerencial do setor, dos processos e dos serviços (especialmente os digitais) de TI.

De início, você precisa saber que o ITIL SL é parte fundamental do programa de certificação de quem busca se consolidar no mercado.

A conquista de uma certificação ITIL Master (que é tão recente que nem mesmo foi finalizada e disponibilizada para o público) depende integralmente do ITIL Strategic Leader.

Se você busca seguir esses passos, ou mesmo se enveredar para o lado estratégico do ITSM em sua nova forma (mais moderno, digital, voltado para servitização), é preciso compreender o ITIL Strategic Leader.

A boa notícia é que, com a explicação certa, você pode entender tudo em alguns minutos. É a nossa proposta aqui, neste conteúdo. E então, que tal aprender mais e começar a sua jornada de conhecimento?

Continue a leitura!

E antes de avançar, recomendamos também conhecer o outro lado da certificação ITIL4, o ITIL Specialist! Conheça as funções de um ITIL Specialist, requisitos e certificações!

O que é ITIL?

O QUE É ITIL

Se você já passeou por outro post aqui no blog, com certeza já se deparou com a definição do ITIL.

No entanto, fazemos questão de relembrar.

O ITIL é um framework amplamente utilizado no mundo da TI, mais especialmente no segmento de ITSM (em inglês, IT Services Management, e em português Gerenciamento de Serviços de TI).

De forma bem simples, o ITIL dita as boas práticas para todo gerenciamento de serviços, processos e atividades na TI

Mas e de onde surgiu e quem regular esse framework?

Bom, seu nascimento data dos anos 80, na Grã-Bretanha. É também em terras britânicas que fica a Axelos, empresa que detém a responsabilidade de gerenciar toda essa estrutura.

Entre suas atribuições, ela credencia os institutos capazes de realizarem os exames da certificação (é o nosso caso, da ISTMNaPrática!), além de estar à frente das atualizações do framework.

Os 2 módulos da certificação em ITIL Strategic Leader (ITIL SL)

O ITIL Strategic Leader reconhece o valor do ITIL, não apenas para operações de TI, mas para todos os serviços digitais.

A jornada do ITIL SL se dá por um caminho que apresenta uma maior visão administrativa ao aluno. Ao completá-lo, ele terá uma compreensão clara de como a TI influencia e direciona a estratégia de negócios.

Para completar a trilha ITIL Strategic Leader, é necessário passar por dois módulos que compõem o fluxo você deve completar todos os módulos em cada fluxo, sendo: TIL Strategist Direct, Plan & Improve e ITIL Leader Digital & IT Strategy.

O primeiro deles, vale relembrar, é um módulo universal. Ou seja, também presente na outra trilha do ITIL4, o ITIL Managing Professional (ITIL MP).

ITIL Strategist Direct, Plan & Improve

O primeiro módulo da trilha ITIL Strategic Leader trata de algumas metodologias que podem impactar no dia a dia de setor de tecnologia, como Agile e Lean IT.

É também obrigatória para a outra trilha da certificação ITIL 4, o ITIL MP, por se aprofundar em questões referentes à gestão estratégica dos processos.

Se trata, portanto, de saber aproveitar tanto os recursos práticos como estratégicos para a empresa.;

Muito mais que isso, é sobre entender como utilizar esse know-how aplicado aos problemas rotineiros, encontrando solução que promovam maior vantagem competitiva à organização.

O ITIL Strategist Direct, Plan and Improve busca auxiliar no planejamento de ações de melhoria no setor e em seus serviços, sempre aliando qualidade com agilidade.

A missão é que os profissionais tenham em seu arsenal de habilidades, as ferramentas necessárias para desenvolver uma organização no setor de TI, criando um ambiente de aprendizado e melhoria — sempre com os objetivos da empresa como norte.

Para realizá-lo, vale lembrar, é preciso de treinamento credenciado e também possuir o módulo ITIL Foundation completo.

ITIL Leader Digital & IT Strategy

O último módulo, ITIL Leader Digital & IT Strategy, se concentrará no alinhamento da estratégia de negócios digital com a estratégia de TI.

Além disso, aborda como as novas tecnologias estão impactando as organizações em todos os setores, bem como busca também analisar as respostas dos líderes de negócios.

A premissa aqui é entender a evolução constante do mundo digital e seu impacto nas organizações. Elas precisam ser flexíveis e escaláveis, adaptando-se a um ambiente totalmente volátil de negócios, enquanto cumprem com o deve de fornecer valor ao cliente.

Tudo isso de modo a se manter competitivo no mercado.

Ou seja, um tremendo desafio e que o módulo ITIL Leader Digital & IT Strategy busca explorar. Com ele, o profissional terá uma nova perspectiva ao pacote ITIL, elevando a discussão em torno dos conceitos do framework a um nível estratégico.

Como no módulo anterior, completar o ITIL Foundation é um pré-requisito obrigatório.

Benefícios dessa certificação para a sua carreira

A visão estratégica de negócios anda de mão dada com o conhecimento de TI. A aplicação de uma ciência à outra é essencial para o sucesso hoje em dia — e será determinante para o futuro.

Como mencionamos no conteúdo sobre ITIL Specialist, enquanto este último tem o intuito de fortalecer o conhecimento sobre como mover as peças em prol do resultado da empresa, o ITIL Strategic Leader se ocupa de indicar quais peças mover.

É o caminho consolidado para uma visão prática e estratégica que guiará o setor de TI das empresas ao seu máximo desempenho.

Quem pode fazer o exame para se tornar um ITIL Strategic Leader?

Exame para ITIL Strategic Leader

Todos os gestores e líderes (bem como os aspirantes) que buscam sucesso em uma realidade digital, voltada à servitização dos produtos e das soluções das empresas.

Importante ressaltar ainda que os módulos “ITIL 4 Leader” requerem um mínimo de 3 anos de experiência no âmbito gerencial de TI.

O que é a Jornada ITIL 4?

Para encerrar o assunto, você deve estar se perguntando:

“Ok, entendi que o ITIL Strategic Leader é essencial para minha carreira, mas como fazer essa certificação?”

(E sabemos que essa dúvida é compartilhada tanto por quem tem zero experiência na área, como quem já é calejado no Gerenciamento de Serviços de TI).

Bom, como qualquer outra certificação, tudo tem um primeiro passo. Aqui, ficou evidente que o caminho para a certificação ITIL Strategic Leader começa em um módulo bem específico, embora essencial, o ITIL Foundation.

Esse primeiro passo está ao seu alcance com a Jornada ITIL 4.

Idealizado pela ITSMNaPrática, credenciado pela ATO (Accredited Training Organization), o programa vai levar você do ponto zero até a certificação ITIL Foundation em poucos dias.

Quer saber mais da Jornada ITIL 4, totalmente online, completa e oficial, que lhe dará toda base teórica para se desenvolver na área de ITSM? Conheça a Jornada ITIL4 e inscreva-se!

Opa,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Rene A. Chiari Tecnologia da Informação ME / ITSM na Prática.

Av. Melchert, 37 – Chácara Seis de Outubro – São Paulo/SP.

CNPJ: 25.072.324/0001-66

Todos os direitos reservados. Termos de uso.

 

Fale Conosco

contato@itsmnapratica.com.br