ITIL Specialist: quais as funções, requisitos e certificações

ITIL

ITIL Specialist: quais as funções, requisitos e certificações

Renê Chiari
Escrito por Renê Chiari
Faça parte de nossa comunidade

Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade sobre ITIL4 e gerenciamento de serviços

O mundo de conteúdos que englobam a certificação ITIL4 (e anteriores) é bastante amplo. Seja para novatos e até mesmo os experientes no assunto, entender a fundo as etapas pode ser um pouco complicado. O framework passou por algumas atualizações, para se encaixar melhor nas demandas atuais. Com isso, como você já leu, termos como “ITIL Expert” não existem. Hoje, na ITIL4, você tem dois caminhos a seguir: o ITIL Specialist (ITIL MP) ou ITIL Strategic Leader (ITIL SL).

No conteúdo de hoje, vamos focar no lado mais prático e operacional da nova certificação: o ITIL Specialist.

Afinal, do que se trata essa nova trilha de conteúdos e certificações? O que ela agrega ao currículo de quem busca essa nova certificação para seu currículo? E, além disso, como pode agregar à sua carreira?

Essas e outras perguntas a gente vai responder aqui, agora, para você. E então, que tal continuar a leitura conosco e aprender mais? Confira!

Ei, e antes de continuar, reserve um tempinho para entender porque vale a pena investir na nova certificação ITIL4 Foundation!

O que é o ITIL Specialist

O que é ITIL?

O ITIL é uma das principais abordagens ao ITSM (IT Services Management ou Gerenciamento de Serviços de TI). Trata-se de um framework globalmente adotado, quase um padrão dentro desta área da TI — “quase” pois há outros, como o COBIT.

ITIL é uma sigla que corresponde a Information Technology Infrastructure Library. Ou seja, “Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação”. Como framework, você pode entendê-la como um conjunto de boas práticas específicas para o gerenciamento de atividade, projetos, processos e, claro, serviços, dentro da TI.

Não é por menos que, atualmente, a certificação ITIL é uma das mais importantes da área.

Ela possui uma origem bem complexa, mas basta entender que veio da Grã-Bretanha nos anos 80.

Hoje, pertence à empresa britânica Axelos, que gerencia a estrutura e seus updates, bem como licencia o seu uso e credencia os institutos licenciados para exames — como a ITSMNaPrática!

Como se especializar em ITIL?

A especialização em ITIL foi mudando ao longo dos tempos, seja na forma de estudar o framework bem como na sua própria nomenclatura. Títulos como ITIL Specialist ou ITIL Expert não existem, ao contrário do que acontecia até alguns anos atrás.

No caso do último, existia para a versão anterior da certificação. Quem a completou até o final, pode ter se tornado um “ITIL v3 Expert”.

Porém — e já explicamos isso aqui no blog pois sabemos que pode ser confuso — as coisas mudaram.

Com a certificação ITIL4, vieram mudanças essenciais tanto no teor da grade dos exames, como na nomenclatura.

Dessa forma, hoje, a certificação ITIL4 completa possui duas trilhas:

O ITIL SL – Strategic Leader, voltado para o lado mais estratégico e administrativo dos serviços e projetos de TI. São dois módulos dentro dela.

E há também a ITIL MP – Managing Professional. É a trilha mais “mão na massa”, indicada para os responsáveis por equipes e ambientes digitais. Ela possui 4 módulos, todos intitulados como “ITIL Specialist”.

Ao concluir a trilha ITIL MP, o profissional pode dar um passo importante em busca de uma carreira consolidada na área de TI.

E o interessante aqui é que não é necessário ser um programador ou desenvolvedor. Qualquer um que trabalhe com Governança de TI em seus vários níveis, ou mesmo esteja interessado no assunto, pode conquistar a certificação ITIL.

No entanto, é importante frisar que, com a nova estrutura de certificações, tornar-se um especialista depende de um caminho diferente do anterior.

É preciso primeiro passar pela base da certificação, o ITIL Foundation, que é obrigatório e prepara os profissionais para os conteúdos mais complexos vistos à frente.

É justamente nesse primeiro passo que a Jornada ITIL4, da ITSMNaPrática, ajuda — mas esse é um assunto para depois, ok?

Após o ITIL Foundation, os profissionais precisam passar pelas duas trilhas e seus módulos. Ao completar tudo, o profissional está apto para realizar a certificação derradeira: o ITIL Master.

Porém, de tão recente que é a atualização, essa certificação ainda nem foi elaborada. Quando for, pode deixar que avisaremos você, leitor!

Os 4 módulos da certificação em ITIL4 MP

O ITIL4 MP (ITIL MP) é uma trilha de quatro módulos de certificação que fazem parte do ITIL4, a próxima evolução do ITIL.

Em geral, a trilha ITIL MP possibilita ao profissional a obtenção de conhecimento prático e técnico sobre a execução de serviços, gerenciamento de equipes e administração de workflows habilitados para TI.

São 4 módulos e os candidatos devem completar todos. Inclusive, vale ressaltar, o último módulo (ITIL Strategist) é universal, presente nas duas trilhas. Conheça mais:

ITIL4 Specialist Create, Deliver and Support

Voltado para as atividades centrais de gerenciamento de serviços de TI, busca expandir o escopo atual do ITIL para incluir a criação de serviços — um movimento cada vez mais comum no mercado atual, a servitização.

Como o nome sugere, este módulo tem como foco a integração de diferentes fluxos de valor e atividades para criar, entregar e oferecer suporte a produtos e serviços habilitados para TI. Ao mesmo tempo, busca cobrir práticas, métodos e ferramentas de suporte.

De forma geral, é um módulo que possibilita aos profissionais entenderem o mercado volátil e competitivo de hoje — e do futuro. Assim, auxilia na compreensão da qualidade dos serviços, bem como seus métodos de melhoria continua.

Dessa forma, fundamenta a base para que entreguem serviços ao mesmo tempo inovadores e confiáveis.

O ITIL Specialist Create, Deliver and Support é destinado àqueles que estão continuando sua Jornada ITIL, bem como profissionais de Gerenciamento de Serviços de TI, gerentes da área e todos os habilitados e detentores de certificações ITIL anteriores e que desejem se atualizar.

É importante ressaltar a necessidade de treinamento credenciado para, tanto o módulo ITIL Specialist Create, Deliver and Support, como os outros. Além disso, o ITIL4 Foundation é pré-requisito obrigatório.

Com esse módulo completo, você entra de vez no ensino moderno das práticas de ITSM. Assim, se coloca como destaque no mercado em meio a um mercado de trabalho onde cada vez mais se exigem profissionais atualizados.

ITIL4 Specialist Drive Stakeholder Value

No segundo módulo ITIL Specialist Drive Stakeholder Value, o profissional aprende sobre todos os tipos de engajamentos possíveis entre um provedor de serviços e seu ecossistema comercial, como clientes, usuários, parceiros e fornecedores.

Seu foco é na conversão de demanda em valor por meio de serviços de TI.

O módulo cobre tópicos como design de SLA, gerenciamento de fornecedores, comunicação, gerenciamento de relacionamento, CX e UX, mapeamento da jornada do cliente, entre outros.

Ele fornecerá aos profissionais as ferramentas para aumentar a satisfação dos stakeholder — ponto crucial para o sucesso dos negócios atualmente.

Isoladamente, é indicado para gestores de integração de stakeholders nos processos de desenvolvimento de aplicações, por exemplo. Bem como profissionais que trabalham com foco na jornada e na experiência do cliente, promovendo e fortalecendo relacionamentos.

Para o módulo ITIL Specialist Drive Stakeholder Value, o treinamento credenciado também é necessário. Como antes, o módulo ITIL Foundation é pré-requisito obrigatório.

ITIL4 Specialist High-velocity IT

Neste módulo, o profissional explora as maneiras como as empresas digitais e os modelos operacionais digitais funcionam em ambientes de alta velocidade. Isso ajudará organizações novatas a operar de maneira semelhante às organizações nativas digitalmente e que já são bem-sucedidas.

Entre os pontos de destaque, vale mencionar que neste módulo usa-se de práticas de metodologias como Agile e Lean IT. Além disso, há um aprofundamento em conceitos e tecnologias como Cloud Computing, Automação de Tarefas e Testes Automáticos.

O foco é encontrar meios de proporcionar uma entrega rápida de serviços e produtos, com máximo valor agregado.

O ITIL Specialist High Velocity IT é voltado para gerentes de TI e profissionais envolvidos em serviços digitais ou projetos de Transformação Digital que trabalham em ambientes de alta performance, velocidade e exigência.

Igualmente, é preciso de treinamento credenciado e do módulo inicial ITIL Foundation completo.

ITIL4 Strategist Direct, Plan and Improve

Como adiantamos, esse é o módulo universal, presente em ambas as trilhas de certificação ITIL4: ITIL MP e ITIL SL.

O módulo cobre a influência e o impacto das formas Agile e Lean IT de trabalhar e como elas podem ser aproveitadas para promover uma vantagem competitiva à empresa.

Como o nome dá a entender, o ITIL Strategist Direct, Plan and Improve tem como intuito aprimorar questões relacionadas à gestão estratégica dos processos. Dessa forma, vai auxiliar no planejamento de ações de melhoria contínua com agilidade.

Ele é voltado para gerentes de todos os níveis envolvidos na formação de direção e estratégia ou no desenvolvimento de uma equipe em melhoria contínua. Ele fornece aos indivíduos as habilidades práticas necessárias para criar uma organização de TI que aprenda e aprimore, com uma direção estratégica forte e eficaz.

Como todos os anteriores, é necessário realizar o treinamento credenciado e também já ter o módulo inicial ITIL Foundation completo.

O que é ser um ITIL Specialist?

Ser um ITIL Specialist — concluir o módulo ITIL MP — é ter comprovado seu conhecimento prático e técnico sobre como executar com sucesso os projetos, equipes e fluxos de trabalho de TI.

Ele é um dos braços do profissional de TI completo de hoje: que entende tanto da mão na massa, do operacional e do dia a dia, quanto da gestão desses elementos — conteúdo visto na trilha ITIL SL.

É saber como mover as peças em prol dos resultados do setor e da empresa — enquanto o ITIL SL foca em entender quais peças mover.

Benefícios dessa certificação para a sua carreira

A certificação ITIL Specialist completa pode ser uma alavanca importante em sua carreira. Ao se especializar no assunto, você se destaca no mercado como uma opção de alto valor para as empresas.

Alguém que, comprovadamente, saiba lidar com a nova cultura de Gerenciamento de Serviços de TI, suas renovadas boas práticas e que saiba conciliar tudo isso com o dia a dia da empresa e seus objetivos no mercado.

É um profissional capaz de fortalecer suas execuções, destacando-a no cenário competitivo.

Como aprender e treinar para o exame ITIL?

Como estudar para o Exame para se tornar um ITIL Specialist

Quem pode fazer o exame para se tornar um ITIL Specialist?

Como você pôde ler, todos os profissionais envolvidos em algum nível com o Gerenciamento de Serviços de TI, bem como a Governança do setor, processo de desenvolvimento de produtos ou serviços e também envolvidos com a transformação digital.

É uma certificação que admite tanto profissionais que atuam na camada operacional dessas áreas, como gestores de TI.

O que é a Jornada ITIL4?

A Jornada ITIL4 é um programa idealizado pela ITSMNaPrática e credenciado pela ATO (Accredited Training Organization). Possui um objetivo bem claro: levar você do ponto zero, mesmo que não saiba nada do assunto, à certificação ITIL Foundation em tempo recorde.

Online, oficial e completo, guia você nos primeiros passos do seu desenvolvimento profissional na área de ITSM (Gerenciamento de Serviços de TI).

Assim, com agilidade, você é inserido em um ambiente de conteúdos ricos e atualizados acerca do framework. Dessa forma, além de conhecimento técnico e teórico para mandar muito bem nos exames das certificações, você já adquire know-how prático para exercer a função.

E claro, tamanha expertise abre portar muito interessantes, possibilitando um avanço mais rápido pelas demais certificações ITIL.

Pré-requisitos

A Jornada ITIL4 foi desenvolvida para quem já é familiar com os fundamentos da ITIL v3 (previamente certificados que buscam atualização profissional), mas também é super acessível para quem nunca estudou ITIL.

Duração

A Jornada ITIL4 tem uma proposta bem clara: preparar o profissional do ponto zero à realização do exame em ITIL Foundation em 7 dias!

Certificação

Ao topar a Jornada ITIL4, você tem direito a um Curso Online ITIL4 Foundation, com conteúdos que cobrem tudo que será visto por você na prova. Você tem acesso a Simulados Exclusivos, com possibilidade de refazê-los quantas vezes quiser.

Além disso, ganha um voucher para para o Exame ITIL4 Foundation.

A boa notícia é que ele pode ser feito em até 12 meses e necessitam de dois pré-requisitos bem básicos: internet, pois é online, e webcam, pois a prova é acompanhada por um “fiscal” remoto.

Conclusão

Enquanto o mundo corporativo experimenta uma revolução com a Transformação Digital, a verdadeira mudança ocorre nos bastidores. No interno, no braço operacional dos negócios, bem como em seus planejamentos estratégicos.

Hoje, vivemos uma realidade de servitização. Você já vê isso com a Netflix, mas também com a Apple (e seus Apple TV+, fitness+, entre outros) e mesmo a Microsoft e a Azure, uma das maiores plataformas de serviços de TI.

Entregar valor aos consumidores passou a ser uma missão que envolve coisas muito além do “produto” final. É sobre suprir demandas, dores e necessidades. Estar próximo, se relacionar.

E é aí que uma certificação ITIL4 pode fazer a diferença.

Torne-se um profissional valorizado pelo mercado e de destaque na área, atuando em ambos os espectros da operação de TI. Tudo com uma certificação moderna, relevante e parte de uma das mais cruciais para gestores e tomadores de decisão de setores e empresas tecnológicas.

Que tal dar o primeiro passo agora mesmo, em um programa ágil, que pode levá-lo do beabá ao domínio das bases do ITIL? Então venha conhecer mais a Jornada ITIL4 e inscreva-se!

Opa,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “ITIL Specialist: quais as funções, requisitos e certificações”

Cibele Souza

Olá Renê, alguma previsão sobre o módulo CDS? Será que ainda sai em 2020?

Renê Chiari

oi Cibele! Já estamos com uma turma em andamento, mas devo abrir uma nova turma logo no início de 2021. Pra ficar sabendo em primeira mão é só se inscrever na lista de interesse através deste link.
Abração!

Sobre

Rene A. Chiari Tecnologia da Informação ME / ITSM na Prática.

Av. Melchert, 37 – Chácara Seis de Outubro – São Paulo/SP.

CNPJ: 25.072.324/0001-66

Todos os direitos reservados. Termos de uso.

 

Fale Conosco

contato@itsmnapratica.com.br