fbpx

Blog

Como o BDGC/CMDB pode aumentar a eficiência dos processos de suporte a serviços

Claudia Marquesani
Escrito por Claudia Marquesani em 17 de agosto de 2009
Junte-se a mais de 24.900 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A Gerência de configuração  é um processo bastante popular dentro da biblioteca ITIL®. Porém , um dos mais difíceis de ser implementado,  um dos mais importantes e aquele onde temos maior dificuldade para “vender” dentro de uma organização, por ser bastante trabalhoso.

Na prática, vocês  conseguem realmente verbalizar  quais são as vantagens de uma gerência de configuração para uma organização e para os outros processos de suporte a serviços?  Abaixo cito alguns exemplos que podem auxiliá-los a expor essas vantagens para uma organização, principalmente aquelas onde alguns processos já estão implementados, mas que está sentindo  uma falta “tremenda” de uma boa gerência de configurações para se apoiar. São elas:

a) Gerencia de Incidentes: utilizará o BDGC (Banco de Dados de Gerencia de Configurações) para ter uma visão lógica da infraestrutura de TI e seus serviços, através dos itens de configuração e seus relacionamentos. Essa visão poderá fazer com que a gerencia de incidentes tenha maior agilidade e facilidade para solucionar incidentes. Por exemplo: maior rapidez na analise do impacto e alocação do time correto para atuação no incidente; maior rapidez na identificação dos itens de configuração impactados e que precisam ser agilmente substituídos ou corrigidos.

b) Gerencia de Mudanças: terá maior maior controle e agilidade no gerenciamento sobre as mudanças do ambiente, pois o uso do BDGC e a visão lógica da infraestrutura de TI e seus serviços ( fornecida através dos itens de configuração e seus relacionamentos), mostrará de maneira clara e controlada os componentes envolvidos na mudança e seu real impacto para o serviço. Por exemplo: terá maior agilidade na aprovação de mudanças, pois haverá mais facilidade para analisar o impacto no serviço dos itens de configuração envolvidos na mudança; poderá fazer o uso de baselines de configuração , para retornar o ambiente ao status anterior a uma mudança executada e mal sucedida.

c) Gerencia de Problemas: poderá aumentar a eficiência da gerencia de problemas, ao facilitar a análise de tendências em Itens de configuração relacionados a incidentes e identificar a causa básica de um ou mais incidentes. Essa informação é utilizada para evitar novos incidentes e melhorar a qualidade dos serviços.

d) Gerência de Liberações: aumentará a efetividade da gerencia de liberações, pois fará auditorias e controles permanentes para evitarão que softwares ilegais ou não autorizados sejam registrados na BSD (biblioteca de software distribuido). Aumentará a eficiência das liberações pois utilizará baselines de configuração para salvar as informações dos ICs antes do release (atributos como versão ou  status, por exemplo). Essas informações poderão auxiliar caso a liberação seja mal sucedida e um backup tenha que ser retornado.

Várias outras vantagens poderiam ser citadas, inclusive nos processos de entrega de serviços, mas este post certamente não terminaria hoje.

Conhecer as vantagens de um processo para o negócio de sua organização é o primeiro passo para tomar a decisão de implementá-lo , para conseguir aprovação dos “patrocinadores do projeto” e  a aderência de todos que estarão envolvidos no mesmo. Ou seja, saber as vantagens não é garantia de que o sucesso seja atingido, mas é primordial para buscá-lo. Espero ter ajudado vocês nesta busca.

TAGS: CMDB

Opa,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Replies to “Como o BDGC/CMDB pode aumentar a eficiência dos processos de suporte a serviços”

adrianomatos

Não encontrei a área de downloads.

Renê Chiari

Olá Adriano. A área de downloads foi desativada temporariamente para reestruturação. Por favor envie um e-mail para ‘contato A itsmnapratica com br’ que enviaremos o documento para você, ok?

Abraços e obrigado por nos acompanhar!

Joao Cahu

Olá Renê, Estou tentando baixar a planilha de modelo de CMDB/BDGC

Renê Chiari

Olá João,

Desculpe a demora. O link para o arquivo já foi corrigido. Você também pode baixar acessando a URL: http://itsmnapratica.com.br/wp-content/uploads/CMDB.xls

Obrigado pelo aviso.

Abraços!

fernanda

Renê,tem como disponibilizar essa planilha novamente?

Allan Aguiar Machado

Tem como postar novamente a planilha, por favor? Está exibindo a mensagem 404 not found. ;(

Muitoooo obrigado!

Sobre

Rene A. Chiari Tecnologia da Informação ME / ITSM na Prática.

Av. Melchert, 37 – Chácara Seis de Outubro – São Paulo/SP.

CNPJ: 25.072.324/0001-66

Todos os direitos reservados. Termos de uso.

 

Fale Conosco

contato@itsmnapratica.com.br