fbpx

Certificações abrem portas, mas não garantem o seu emprego

C

A verdade é que as certificações vão dar destaque ao currículo, e em muitos casos serão de fato o passaporte para um emprego. Mas uma coisa é conseguir um emprego, a outra é se manter nele. Para isso serão necessários mais que papéis com chancelas, PIN´s e assinaturas bonitinhas. Competências e habilidades pessoais deverão ser demonstradas no dia a dia.

Antes de entrar em uma bela enrascada, recomendo refletir sobre os seguintes pontos:

1 – Antes de se candidatar a uma vaga, procure entender quais serão suas atividades, a sua rotina, principalmente se você estiver mudando de uma função técnica para uma função de gestão. Em alguns casos a mudança é bem agressiva e vai exigir alguns meses para adaptação.

Levei três meses para “aterrissar”  e entender o que de fato eu estava fazendo naquela função quando migrei da área técnica para a área de gestão. Corri um risco enorme pois não consultei ninguém antes. Não cometa o mesmo erro.

 2 – Seja prudente, não minta. Assumir coisas que nunca fez e depois ficar com uma tremenda saia justa por não ter a miníma ideia de como realiza-las pode custar o seu emprego, e pior, a sua reputação. O mundo de TI é muito pequeno, não vale a pena correr este risco.

Se você tem apenas um certificado na mão e nenhuma experiência, vá em frente. Muitas empresas preferem contratar profissionais mais “crus” e transforma-los nos moldes da empresa.

3 – Evite passar a imagem de “sabe-tudo”. Quando acumulamos um certo número de certificações e experiência prática tendemos a achar que conseguimos lidar com todos os desafios facilmente. Não caia nessa.

Me recordo de no mínimo três momentos da minha carreira onde conclui que não sabia nada de ITIL. Manter a humildade e estar sempre aberto a novos pontos de vista é uma boa forma de não prejudicar um projeto importante e como consequência ser convidado a procurar outra empresa.

4 – Por ultimo e não menos importante: Esteja antenado. Coisas acontecem e mudam o tempo todo. A ITIL mudou de v2 para v3 e em 2011 já ganhou um update da v3, e não foram poucas mudanças. Estar atualizado pode ser o pulo do gato e garantir os poucos centésimos de pontos que o classificam em uma seleção de emprego. Além disso, a vivência prática de outros pode servir como bagagem para futuros desafios em sua carreira.

Bem, mas se você leu este artigo até aqui, ou acompanha as discussões no LinkedIN  e outros fóruns sobre o assunto, então já é sinal de que essa dica você já considerou!;-)

Comentários e sugestões de outras “boas práticas” são sempre bem-vindos!

 

Sobre o autor

Renê Chiari

Evangelista em Gerenciamento de Serviços. Certificado ITIL® Service Manager, ITIL® Expert, ISO/IEC 20000 Manager e COBIT.

Construiu sua carreira em grandes corporações do ramo de TI e consultorias especializadas, atuando como consultor e instrutor em dezenas de projetos.

É um dos fundadores do ITSM na Prática. Tem dezenas de artigos publicados e é autor do pocket book "ITIL na Prática: Gerenciando Problemas de Infraestrutura e Serviços de TI".

16 comentários

por Renê Chiari

Categorias

Tópicos