“Quero ser gestor de TI” – se este é seu objetivo ou se está prestes a assumir esta posição, este artigo é para você!

Se você diz: ” Quero ser gestor de TI “, há dois segredos simples para chegar ao seu objetivo – saber O QUE FAZER e o QUE NÃO FAZER!

Vamos analisar os dois lados da questão e te ajudar a chegar lá! Saber o que NÃO DEVE FAZER pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso em várias situações na vida, inclusive ao assumir um cargo de liderança em ti. Muitos que dizem: “ Quero ser gestor de TI ” estão preocupados em aprender muitas técnicas, obter certificações, falar outros idiomas e concluir MBAs.

Com certeza estão no caminho certo, mas conhecer os erros alheios, pode ajudar e muito a não ter sua carreira arruinada logo no início.

Afinal, todo mundo já ouviu falar de um gerente ruim, certo? A coisa é tão séria que já inspirou muitos artigos, livros como  “Chefes ruins, colegas de trabalho loucos e outros idiotas do escritório”, de Vicky Oliver, e filmes como “Quero matar meu chefe” 1 e 2! A revista americana Time até mesmo publicou um ranking com os 10 piores chefes.

Com certeza, você não gostaria de fazer parte de uma lista assim, nem ser tópico das conversas maledicentes ao redor do café e pelos corredores, ou ser identificado como o personagem destes livros e filmes. Isso significaria ver seu objetivo de tornar-se um bom gestor ir por água abaixo.

Mas se você aprender o que NÃO DEVE FAZER, terá boa parte do seu sucesso garantido!

Por outro lado, quais são as atitudes certas? O que fará você melhor do que outros para assumir tal desafio? E mais importante: o que fará você ir mais longe?

Para te ajudar nesta empreitada, criei um checklist com os maiores erros cometidos por gestores e que te ajudarão a fazer uma autoanálise, e em contrapartida, quais são as MELHORES ATITUDES! 

Falo de questões como conseguir largar o chapéu técnico e assumir a gestão, dos comportamentos que afastam ou desestabilizam uma equipe e outros pontos menos óbvios. Acredito que você irá gostar da leitura.

Veja os tópicos que serão esclarecidos!

 

  1. Não construir conexões com seus pares, líderes empresariais e alta gerência
  2. Incapacidade de Influenciar (pares, alta gerencia e subordinados)
  3. Dificuldade de liderar sua equipe (influenciar, construir e manter)
  4. Confiança traída
  5. Não isole sua equipe do resto da empresa
  6. Incapacidade de pensar estrategicamente
  7. Diferenças estratégicas com a Gestão
  8. Falhas em delegar
  9. Resistência a mudanças
  10. Excesso de confiança, Defensividade ou Arrogância
  11. Falta de vontade de buscar ou aceitar feedback
  12. Resposta deficiente a uma crise

 

Faça o download, leia com a atenção e liste os pontos onde deve melhorar. Enxergar as próprias falhas é o primeiro passo nesta jornada.

Decida empenhar-se em mudar, até que o desejo:  ” Quero ser gestor de TI ” seja uma realidade.

Pesquise mais e procure ajuda nos pontos onde não tem domínio! Lembre-se que ter sucesso depende em grande parte do seu próprio esforço.

Também conte comigo nesta jornada. =)

 

About the Author Renê Chiari

Evangelista em Gerenciamento de Serviços. Certificado ITIL® Service Manager, ITIL® Expert, ISO/IEC 20000 Manager e COBIT. Construiu sua carreira em grandes corporações do ramo de TI e consultorias especializadas, atuando como consultor e instrutor em dezenas de projetos. É um dos fundadores do ITSM na Prática. Tem dezenas de artigos publicados e é autor do pocket book "ITIL na Prática: Gerenciando Problemas de Infraestrutura e Serviços de TI".

Leave a Comment:

86 Shares