Lançada nova certificação ITIL: a ITIL Practitioner

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A Axelos recentemente anunciou oficialmente o lançamento da nova certificação em ITIL: a ITIL Practitioner.

Para o pessoal old school: não se trata da antiga certificação ITIL Practitioner da ITIL V2.

Segue tradução livre de um trecho do press release oficial:

A certificação ITIL Practitioner vai ajudar as organizações e profissionais a aumentarem o valor da adoção e adaptação da ITIL

A AXELOS lança hoje a ITIL Practitioner – a nova qualificação do framework de gerenciamento de serviçs mais adotado do mundo.

 

A ITIL Practitioner é a evolução mais recente da ITIL, que foi inicialmente introduzida pelo governo britânico em 1989 e é agora – após várias iterações – usada por mais de 150 países e com um quarto de milhão de certificações conquistadas em todo o mundo a cada ano.

 

A nova qualificação irá conceder aos profissionais de ITSM skills para adotar e adaptar a ITIL para melhorar a habilidade de gerenciamento de serviços – como gerenciamento de mudança organizacional, comunicação, métricas e medições – alinhados aos objetivos do negócio. Será o próximo passo após a qualificação ITIL Foundation para profissionais que já aprenderam os conceitos básicos de ITSM e o valor ao negócio gerado por serviços bem desenhados e entregues.

 

A ITIL Practitioner é um elemento fundamental para a aplicação de competências especializadas adquiridas nas qualificações intermediárias (ITIL Intermediate Lifecycle e Capabilities)
Como parte do desenvolvimento da ITIL Practitioner a Axelos usou o modelo de crowdsourcing – coletando ideias, desafios atuais e conselhos de profissionais de ITSM de todo o mundo. Estas ideias, juntamente com o feedback de uma grande comunidade online de 36.000 profissionais, foram coletadas pelo chefe de ITSM Kaimar Karu e a equipe do arquitetos da ITIL Practitioner – Kevin Behr, Karen Ferris, Lou Hunnebeck, Barclay Rae, Stuart Rance e Paul Wilkinson – que trouxeram anos de experiência em todos os aspectos do ITSM.

 

O CEO da Axelos – Abid Ismail disse:

“O desenvolvimento da ITIL Practitioner é uma resposta direta ao feedback que temos recebido de profissionais de ITSM de todo o mundo, que nos disseram que queriam elementos adicionais e práticos para complementar a orientação ITIL existente.
“Considerando que a ITIL Foundation concentra-se no “o quê” e “porquê”, a ITIL Practitioner qualifica indivíduos com orientações práticas sobre “como” adotar e adaptar. A nova qualificação coloca o conhecimento factual da ITIL Foundation em um contexto mais prático e dá aos indivíduos mais confiança na sua capacidade de participar e contribuir com uma iniciativa ITSM”.

 

E ai, o que achou da novidade? Deixe seus comentarios e dúvidas abaixo.

13 Comentários


  1. Interessante Renê. A Certificação ITIL Practitioner nos ajudando “… nas orientações práticas sobre “como” adotar e adaptar …” é um caso de se pensar em aprofundar mais nas certificações.

    Boa notícia.

    Responder

    1. Olá Guilherme boa tarde. Puxa, que bom saber que os conteúdos fizeram a diferença na hora do exame. 🙂

      O lançamento da ITIL Practitioner é muito recente.

      Pretendo escrever um artigo ou fazer um webinario para explorar um pouco mais este assunto, mas o seu entendimento está correto. Após a ITIL Foundation vc pode escolher entre a nova ITIL practitioner ou ir direto para os módulos intermediários lifecycle e capabilities).

      Mas eu acho que o caminho da practitioner faz muito mais sentido, pois traz mais bagagem e mais contexto prático ao que foi dito nos fundamentos e permite que o profissional consiga ter subsídios para implementar o que é abordado nos treinamentos intermediários.

      Por enquanto a unica publicação é esta que você se referiu. Conhecendo bem a TSO (editora dos livros da ITIL) eu não criaria nenhuma expectativa em ter este livro em português. Os exames de certificação costumam aparecer em alguns meses. Estou bastante entusiasmado com essa nova certificação e pretendo criar algo para a comunidade em breve.

      Abraços e obrigado por acompanhar o blog! 🙂

      Responder

  2. Boa Tarde Rene! Adorei as informaçoes. Inclusive esta sendo de grande valia para todos nos.

    Responder

  3. Olá Renê, Boa Tarde!
    Sabe dizer se o conteúdo do ITIL Practitioner será todo em Inglês?
    Grato pelo apoio.

    Responder

    1. Olá Marco, boa tarde.

      Os treinamentos sempre são lançados em inglês e , dependendo da demanda, são traduzidos. Por enquanto eu não arriscaria uma data prevista para ter esse conteúdo em português. 🙁

      Abração

      Responder

  4. Boa noite Renê,tudo certo?
    Diante de muito estudo e determinação, realizei a prova da Foundation e obtive êxito. Agora quero saber qual passo seguir para alcançar a certificação practitioner?

    Um abraço!

    Responder

  5. Boa noite Rene,
    O seu curso de ITIL foundations foi o melhor que fiz, ainda não realizei meu exame, mas me sinto cada vez mais confiante nessa jornada da primeira certificação.
    O ITIL practitioner parece muito promissor com relação ao fundations para somar o aprendizado para os módulos intermediários, está correto isso? Ele serve para preencher as lacunas de forma “resumida” deixadas pelo foundation?

    Valeu.

    Responder

    1. Anderson, obrigado pelo feedback sobre o curso. Minha visão sobre o Practitioner é que ele dá a consistência necessária para que vc possa absorver o conteúdo dos intermediários e iniciar, efetivamente e com mais propriedade, alguma iniciativa de gestão de TI na prática. Em paralelo, também vejo ele como um diferencial para quem não quer seguir o caminho do Expert mas que também quer se destacar dos demais profissionais de nível foundation.
      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *