Certificações em Gestão de TI valem a pena? Por onde começar?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Certificações em gestão de TI valem a pena?

Essa é a dúvida da maior parte dos recém-formados e profissionais da área de TI que encontram um universo de certificações em gestão de TI disponíveis, mas não sabem qual delas pode trazer mais retorno.

Neste artigo pretendo esclarecer algumas dúvidas sobre as certificações mais importantes e com o melhor custo x benefício em gestão de TI, especificamente. São elas:

Se você tem dúvidas sobre a relevância das certificações em gestão de TI com relação a certificações técnicas, recomendo ler o post sobre as 15 certificações mais bem pagas em TI.


Se você pretende ter uma visão abrangente e estar por dentro das melhores práticas e das normas de mercado a curto prazo e com um investimento baixo-médio, a melhor opção é investir nas certificações “de entrada”, ou nível Foundation.

Duas destas certificações de entrada (Foundation) merecem atenção:

 

ITIL® Foundation

Esta certificação valida o conhecimento sobre terminologia, estrutura e conceitos e princípios fundamentais descritas pela ITIL V3.

Ela deve ser a sua primeira opção em termos de certificação em gestão de TI.  E as razões para isso são as seguintes:

  1. É uma certificação muito requisitada em vagas de TI;
  2. É o caminho mais rápido para estar um passo á frente de 67% do mercado de profissionais de TI.
  3. É provavelmente o melhor investimento em termos de custo x benefício;

 

Por que a ITIL Foundation é uma certificação requisita em vagas de TI?

A ITIL V3 é uma biblioteca de práticas de gerenciamento de serviços de TI (ou popularmente gestão de TI, como preferir) que condensa um amplo conhecimento sobre Gerenciamento de Serviços de TI como disciplina.

Sendo mais direto: é a maior, mais completa e mais aceita referência sobre gestão de serviços de TI do mundo.

Vai ser muito, muito difícil mesmo, você encontrar algum departamento de TI hoje que não uso ao menos as principais práticas descritas nesta literatura, como gerenciamento de incidentes, problemas, mudanças, etc.

O próprio conceito de Acordo de Nível de Serviço (ou Service Level Agreements – SLA) foi popularizado por conta da ITIL.

Ou seja, se você quer falar o mesmo ‘idioma’ dos centros de suporte e organizações de TI, a certificação ITIL Foundation vai te dar essa condição. E também vai permitir que você comprove o seu conhecimento para o mercado.

Se você não está muito familiarizado com a ITIL, recomendo ler este post com absolutamente tudo que você precisa saber sobre a ITIL.

Em recente pesquisa publicada pelo site APINFO (muito conhecido dos profissionais de TI) sobre as certificações mais frequentes dos profissionais de TI o destaque continua sendo o crescimento da certificação ITIL.

Veja o gráfico abaixo:

Certificações em TI

[thrive_highlight highlight=’default’ text=’light’]No ano de 2016, 31% dos profissionais que possuem alguma certificação são certificados em ITIL.[/thrive_highlight]. É um número bastante expressivo.

O motivo é simples. A certificação ITIL Foundation é uma das certificações em TI mais solicitadas para a maioria das vagas da área de Tecnologia da Informação.

Ao contrário do que parece, você não necessariamente precisa trabalhar com processos ou gestão de serviços para a certificação ITIL fazer sentido.

Por exemplo, um analista de service desk terá uma maior consciência sobre as vantagens de registrar todos os chamados, compartilhar conhecimento e também porque o service desk deve ser a porta de entrada e único ponto de contato com os usuários.

O arquiteto de soluções/gerente de projetos/gerente de negócios pode se beneficiar do conhecimento em ITIL para especificar serviços mais coerentes com os níveis de serviço esperados pelo cliente.

Um especialista em sistemas operacionais pode oferecer soluções mais estruturadas e definitivas através das atividade e técnicas de gerenciamento de problemas, ou planejar melhor a resiliência dos componentes de TI através das praticas de gerenciamento da disponibilidade.

Esse já seria um bom motivo para você decidir começar por ela, não é?

 

Por que a ITIL Foundation é o caminho mais rápido para estar um passo á frente de 67% do mercado de profissionais de TI?

Existe um outro dado contundente a respeito das certificações em TI:

[thrive_highlight highlight=’default’ text=’light’]67% dos profissionais de TI não possuem nenhuma certificação[/thrive_highlight]

Veja o gráfico:

melhores certificações em ti

Até aqui o que podemos concluir é que além de ser uma das certificações mais rápidas e baratas disponíveis, a ITIL Foundation também é uma das certificações mais solicitadas em vagas de TI.

Tirar a certificação ITIL Foundation vai te deixar um passo à frente de aproximadamente 67% do mercado. Percebe a oportunidade de ouro?

 

Por que a ITIL Foundation é o melhor investimento em termos de custo x benefício?

Por ser uma certificação de nível de entrada (foundation), a ITIL Foundation não requer um estudo muito intenso, especialmente se você se prepara através de um curso preparatório acreditado.

Na verdade não há obrigatoriedade em realizar um curso preparatório para se candidatar ao exame.

Eu escrevi um artigo para o portal TI Especialistas onde explico como se preparar para o exame ITIL Foundation sem gastar nada (ou quase nada).

Em termos de investimento, a certificação ITIL Foundation vai custar aproximadamente R$ 800,00.

O preço do exame online é em torno de US205 e estou considerando que você não vai e nem precisa perder tempo e dinheiro. Portanto também estou incluindo o investimento médio em um curso preparatório online.

Compare as informações anteriores e faça uma reflexão sobre o possível retorno sobre o investimento.

 

 

Resumindo…

Recomendo que você considere a certificação ITIL Foundation como a primeira opção de investimento, pelas seguintes razões:

  • É pré-requisito para a maioria das vagas em TI;
  • É adequada para diferentes cargos e perfis de profissionais de TI, como service desk, suporte técnico, operações, datacenter, desenvolvimento, consultoria, treinamento, etc;
  • Tem um excelente custo x benefício (ex.: a validade da certificação pode durar por anos);
  • Pode ser conquistada em um curto período de tempo;
  • É a base  para certificações complementares (ISO20000, COBIT) e pré-requisito para níveis mais avançados de certificação (ITIL Expert)

 

 

ISO/IEC 20000 Foundation

A ISO/IEC 20000 é a primeira norma que define requisitos de qualidade exclusivamente para o gerenciamento de serviços de TI. Na prática, esta norma certifica que a empresa utiliza as melhores práticas recomendadas pela ITIL®.

Recomendo esta certificação como um segundo objetivo de investimento, pelas mesmas razões que eu citei para a certificação ITIL®, e adicionalmente:

 

  • Se o candidato já for certificado em ITIL® Foundation, pode realizar o exame ISO/IEC20000 Foundation Bridge, que exige menos tempo de estudo e tem um exame mais simples (30 minutos de duração, 20 perguntas. Sendo necessário acertar 65%).
  • As grandes empresas de TI são certificadas, e consequentemente preferem contratar profissionais que tenham conhecimento da norma.
  • Diferencial competitivo com outros candidatos que tenham somente a certificação ITIL® foundation
  • Maior compreensão da disciplina de gerenciamento de serviços de TI, uma vez que a norma enfatiza a importância de um Sistema de Gerenciamento de Serviços (SGS) e do valor e da aplicação do ciclo PDCA.

 

COBIT 5 Foundation

Adicionalmente você pode estender seu horizonte para a governança de TI, através da certificação COBIT 5 Foundation.

De forma complementar as duas outras certificações, a certificação COBIT 5 Foundation é voltada para profissionais de TI que buscam conhecimento e compreensão sobre a Governança e Gestão Empresaria de TI.

O COBIT 5 é atualmente o único framework de negócio para a Governança e Gestão Empresarial de TI.

Sendo assim, a certificação COBIT 5 opode ser o trampolim para você aprimorar seu conhecimento em Governança de TI e iniciar ou participar de projetos de implementação do de um modelo de Governança de TI.

Esta certificação definitivamente pode te ajudar a moldar a sua carreira através de adição de valor e melhorias de processo que você poderá demonstrar na sua empresa.

Na Índia, o COBIT® foi reconhecido pelo Reserve Bank of India (RBI) e pelo Securities and Exchange Board da Índia (SEBI). Ele foi adotado pela Controladoria e Auditoria Geral (CAG). Entre os principais bancos privados, o HDFC adotou o COBIT®, e um estudo de caso sobre sua implementação também está disponível no site oficial.

Muitos outros países asiáticos, como as Filipinas e os Emirados Árabes Unidos, adotaram e aceitaram o COBIT® para suas instituições de auditoria ou departamentos de auditoria de finanças para agências governamentais e organizações governamentais.

Na América do Norte, América do Sul, Austrália e Europa, o COBIT® é amplamente adotado e usado em várias empresas multinacionais, departamentos governamentais e instituições financeiras para auditorias e avaliações.

 

Conclusão

A disciplina de Governança e Gerenciamento de serviços de TI é um conhecimento básico, que todo profissional de TI deveria ter, independente da sua área de atuação.

As certificações em governança e gestão de TI servem para auxiliar estes profissionais a atingirem este conhecimento e comprova-lo ao mercado.

A ITIL é o ‘berço’ da comunidade de gerenciamento de serviços e por conta disso a certificação ITIL Foundation deve ser o seu primeiro passo para garantir que você tenha conhecimentos básicos e consciência sobre o gerenciamento de serviços para uma organização.

A certificação ITIL Foundation não é mais diferencial no currículo, mas sim um pré-requisito para qualquer vaga no mercado de trabalho.

A certificação ISO20000 é um complemento fácil à ITIL e com excelente custo benefício.

A certificação COBIT vai trazer ainda mais diferencial e incrementar de maneira significativa seu entendimento sobre o tema.

Minha dica pessoal: busque as três certificações. Exatamente nessa ordem.

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor. Contudo, fique à vontade para comentar e tirar dúvidas.

Divirta-se.

63 Comentários


  1. Ótimo artigo Renê, gostei bastante, tenho uma empresa de consultoria de gestão de serviços em TI e estou lendo e trazendo bastante dos seus artigos para a empresa.

    Um abraço,

    Rafael Fernandes

    Responder

  2. Ótimas dicas!
    Já tracei este rota pra mim faz algum tempo.
    Abs

    Responder

  3. Olá Renê.

    Minha carreira nas certificações começou após a faculdade, em 2010, conforme você disse tirei a ITIL Fundamentos e realmente foi um diferencial pois comecei a perceber que a TI pode ser organizada e bem estruturada. Com tempo passei na certificação ISO 20.000, que também foi excelente para minha formação profissional.

    Continuo estudando para certificações, estudei para o COBIT mas optei em não tirar a certificação agora pois profissionalmente terei que tirar a ITIL intermediário antes e já comecei os estudos.

    Precisamos deixar claro que as certificações são excelentes para ampliação do aprendizado, mas é preciso aplicar a teoria e digo mais, essa teoria é muito aplicável.

    Abraços!!

    Responder

  4. Olá REnê!
    Te mandei um invite pra te adicionar no linkedin.
    Abs

    Responder

  5. Boa noite, Renê,
    Muito agradecido por compartilhar as suas orientações a respeito das certificações em Gestão de TI; já tenho a certificação em ITIL Foundation v3 e pretendo tirar a ISO/IEC 20000 Foundation para complementar o conhecimento, possibilitando assim, um suporte à TI dos Correios com a qualidade adequada.
    Abraços e obrigado.

    Responder

    1. Boa noite Adilson!

      Acredito que falo por todos. Esperamos que você possa contribuir para que os Correios melhorem mais os serviços prestados aos consumidores a cada dia. 😉

      Grande abraço, e obrigado por acompanhar o blog.

      Responder

  6. Renê, bom dia,
    já fiz alguns cursos voltados para área de análise, mas não tem jeito não me identifico, não me sinto seguro etc…
    Sou um profissional da área de Cobol, já fiz alguns cursos na área do java (ex.:Java, JSP, Servlet, JPA, EJB3) e o que percebo cada vez mais, é uma forte exigência em quantidade de linguagens e qualidade também (certificações) para um mesmo profissional. É isso mesmo ou eu estou equivocado? Quero ingressar em novas linguagens, mas me sinto desencorajado, o que fazer? Investir em certificações, no caso programação? Gostaria de uma orientação.

    Muito obrigado.

    Atenciosamente,

    José Carlos Feitosa

    Responder

    1. Olá José, bom dia!

      Você tocou em dois assuntos importantes. Um deles são as certificações. Há uma grande discussão entre os profissionais de TI sobre o verdadeiro valor das certificações. O debate é extenso e tem muitos pontos de vista. O fato é que certificações abrem portas. Dão peso ao seu currículum e certamente será um dos principais critérios de filtro de CVs pelas empresas. Neste sentido, você tem razão em dizer que o mercado está exigindo profissionais cada vez mais qualificados (no sentido acadêmico).

      Mesmo você sendo um cara com anos de bagagem e experiência prática, na maioria dos processos de seleção, se não houve uma indicação (o famoso QI ) o processo sempre vai beneficiar quem tem certificação. É uma dura realidade.

      Você tem três opções, no meu ponto de vista:

      1 – Investir em certificações (como disse no texto) e ampliar suas chances de recolocação
      2 – Conseguir um bom QI
      3 – Seguir carreira solo. Existem muitos desenvolvedores hoje em dia sendo bem sucedidos por conta própria, por exemplo no mercado de desenvolvimento mobile.

      A segunda questão que eu pesquei ai na sua pergunta é que, ao que me parece, você não se identifica muito com a área de desenvolvimento. De repente vale a pena dar uma repensada na sua carreira. Indico a você realizar o teste motivacional disponível neste link: http://promo.communit.com.br/teoria-da-motivacao

      Grande abraço e muito sucesso a você!

      Responder

  7. Parabéns pela iniciativa, no mundo de TI não se vê muitas atitudes como essas. Sou certificado ITIL v3 Fundation e tenho muito interesse em seguir essa linha de certificação, principalmente cobit e iso 27000. gostaria de receber mais informações sobre essas certificações. Obrigado.

    Responder

    1. Olá Luiz, muito obrigado pelo feedback e por acompanhar o blog.

      Em breve irei publicar artigos mais específicos para estas certificações. A linha da ISO27000 realmente é uma boa pedida, visto que o tema segurança da informação assume cada vez mais importância estratégica nas organizações (privadas ou governamentais).

      Grande abraço!

      Responder


  8. O seu blog é maravilhoso e gosto muito do seu trabalho, parabéns! Como estou começando agora, gostaria de saber a sua opinião quanto às certificações. Tenho certeza do que quero fazer e a área que desejo atuar. Mas a minha dúvida é se você recomendaria o investimento pelo menos em alguma dessas certificações antes de começar a graduação, se isso me facilitaria e ampliaria os meus conhecimentos ou se eles me limitariam. Obrigada!

    Responder

    1. Olá! Obrigado pelo feedback.

      Minha recomendação é que você tente conciliar ambos em paralelo. A graduação é extremamente importante para a sua formação acadêmica. Mas você vai ver de tudo um pouco, e não será uma especialista em nenhum dos assuntos.

      Como você já tomou a decisão de qual área quer seguir, as certificações ajudam a abrir portas com mais facilidade e aumentar ainda mais o seu nível de especialização.

      Coincidentemente o seu comentário veio a calhar com a abertura de uma nova turma do meu treinamento. Vale a pena conferir e se possível investir para aproveitar a oportunidade: https://www.udemy.com/preparatorio-para-certificacao-itil-foundation/?couponCode=WEBSITE

      Esperto ter ajudado.

      Abraços e sucesso a você!

      Renê Chiari

      Responder

  9. Boa noite!
    Gostei muito do artigo e de tantos outros que vi por aqui.
    Tenho uma dúvida curiosa.

    Estou há pouco mais de 5 anos no ramo e iniciei minha carreira como Web Designer, e passei para Análise de Sistemas, elaborando as documentações, fazendo reuniões e levantamentos de requisitos, intermediando entre o cliente e os desenvolvedores.
    Foi aqui, que descobri uma certa facilidade em negociação e habilidade no gerenciamento de projetos, e então me veio a dúvida: É possível tirar essas certificações e futuramente ser um Líder de Projeto ou Gerente de Projeto tendo o mínimo de conhecimento na linguagem/plataforma trabalhada pela equipe ou empresa?

    Me encontro dividido entre fazer um curso que me dê noções maiores de desenvolvimento, ou fazer cursos para certificações de gerenciamento de projetos.

    Atualmente, estou com 25 anos e tenho em mim que quero oferecer o melhor para minha empresa e para o mercado.

    Responder

    1. Olá Tiago, boa noite.

      Sim, é perfeitamente possível e acho que essa estrategia lhe trará muitos benefícios. Eu sou meio suspeito pra endossar a sua sugestão, mas tenho duas justificativas para tal:

      1 – Estas duas disciplinas são universais. Servem para quem trabalha com desenvolvimento, infraestrutura, suporte ou para cargos gerenciais

      2 – Especialistas em gestão de projetos comentam o efeito HALO, que é quando um gerente de projetos assume um projeto sobre um assunto no qual ele é especialista. E dizem que isso não é saudável.

      Sua dúvida também culminou com um trabalho mais detalhado que estou desenvolvendo e publicando a respeito de caminhos de carreira. Continue acompanhando o site que em breve mandarei novidades sobre ele.

      Grande abraço e muito sucesso à você!

      Responder



  10. Boa noite, muito bom artigo, parabéns pelo trabalho, procurei alguns materiais sobre ITIL e achei o seu site e ouvi muito falar sobre você, me motivei bastante com seus vídeos para estudar para ITIL, atualmente tenho 3 certificações, mas considero as básicas ainda, MTA de Redes e Server da Microsoft e Green IT Citizen da Exin, pretendo seguir para ITIL agora, ISO, depois voltar para Microsoft, gosto muito da área de Gestão e de Redes, Infraestrutura, me identifico muito. Vou dar uma lida nas suas dicas e já iniciar os estudos pela certificação ITIL. Parabéns pela iniciativa de compartilhar o conhecimento e dicas para prova.

    Responder

    1. Olá Paulo, muito obrigado pelo seu comentário. Fico feliz em poder te auxiliar nos estudos, e principalmente, de ter despertado o seu interesse por este tema tão apaixonante.

      Grande abraço.

      Responder

      1. Renê, você indica algum site, curso, livro que ajude no conteúdo direto para ITIL Foundation ?
        Quero aproveitar as férias da faculdade para estudar para a mesma.
        Abs

        Responder

          1. Blz, começei a assistir a sequência dos vídeos, mas pra mim o vídeo 3 está igual ao vídeo 1, o título muda, mas o link é o mesmo pra os vídeos 1 e 3, está correto? Ótimas dicas.


  11. Olá. Sou formado em Administração, mas pretendo melhorar meu curriculo e partir para área de TI. Quais certificados indica? Começar com ITIL? Ou teria que fazer uma nova graduação em alguma área de TI?
    Att,

    Responder

    1. Olá Guilherme. Essa é uma decisão bastante pessoal e muito baseada em quais seguimentos na área de TI você pretende seguir. Contudo eu acredito que por você já ter um embasamento sólido em Administração, o caminho mais natural para entrar na área de TI seria na área de Gestão de TI. Se esse for o caminho que você decidir percorrer, sem dúvida alguma recomendo que você comece pela certificação ITIL.

      Abraços e obrigado por acompanhar o blog.

      Responder

      1. Obrigado pela resposta, era o que eu estava pensando, ir para a área de Gestão de TI mesmo. Mas referente ao mercado de trabalho, os empregadores buscam profissionais com essa qualificação (administração e certificados em TI)? O mercado está bom para investir nessa área?
        Excelente blog, me ajudou muito já.
        Att,

        Responder

  12. Oi Renê! quero ingressar na área das certificações a primeira que pretendo tirar é a ITIL, porem sou de Recife-PE e não sei onde fazer a prova como me inscrever onde estudar, valores e datas… não sei o que fazer quero muito tirar essa certificação, e conseguente mente também quero tirar a ISO/IEC 20.000. poderia me ajudar com essas duvidas?

    desde já Agradeço!
    Flávio Luiz

    Responder

    1. Grande Flávio, tudo bem?

      Te enviei um e-mail. São muitas dúvidas e ainda não terminei um material que estou criando para endereçar todas elas 😉

      Responder

  13. Olá Renê,

    Ao pesquisar na web sobre os próximos passos depois da cert ITIL acabei encontrando este blog. Então primeiramente, parabéns, você simplesmente me deu mais confiança pra me preparar para a ISO 20000 logo que eu conseguir a ITIL na qual estou me preparando no momento (pretendo fazer o exame até Dez 2015). E ah, sem querer você também esclareceu minha outra dúvida sobre o que seria a ISO 20000 Foundaton BRIDGE. Isso quer dizer que uma vez eu tendo a ITIL, posso ir tranquilo e fazer a bridge ao inves da outra mais “completa”, certo? Até porque ela é mais em conta…

    Um abraço, continuarei de olho no blog de agora em diante!

    Paulo

    Responder

    1. Olá Paulo, tudo bem?

      Obrigado pelo feedback e por acompanhar o blog.

      Você está certo Paulo. Para quem já é certificado ITIL Foundation, o exame ISO20000 Foundation Bridge é o mais indicado, uma vez que é mais barato. Só tome cuidado porque por ser um exame com menos questões, o peso de uma questão errada é ainda maior.

      Recomendo fortemente que você faça um treinamento específico sobre a ISO20K pois ela traz elementos que não são descritos pela ITIL. E justamente estes assuntos é que serão cobrados no exame BRIDGE.

      Recomendo você conhecer o meu treinamento online preparatório para a certificação ITIL Foundation, cujo um dos bônus é o treinamento da ISO20K – https://www.udemy.com/preparatorio-para-certificacao-itil-foundation/?couponCode=WEBSITE

      Grande abraço!

      Responder

  14. Olá Renê! Muito bom seu post, caiu como uma luva para o que estou buscando no momento! Sou profissional de TI com mais de 25 anos de experiência, ou seja, sou da época que nem existiam faculdades “decentes” de TI, quem dirá certificações, tanto que só me formei em uma faculdade de TI no ano passado, pois quando comecei a melhor forma de ingressar na área de TI era estar dentro de uma empresa, em uma área qualquer, e ser convidado para participar de cursos ministrados pela própria empresa e assim mudar para a a área de TI, mas isso foi só um pouquinho de história …hehehe! Resolvi buscar as certificações agora, pois tenho percebido, dentro do mundo corporativo, que realmente essas certificações tem-se tornado cada vez mais imprescindíveis para profissionais da área, e apesar do tempo que tenho com TI, ainda tenho pelo menos mais 20 anos de trabalho pela frente e quero estar bem preparado e bem posicionado na área. Desculpe o texto longo! O que eu realmente gostaria de entender é porque você afirma que o curso de ITIL formulado por você é “Risco Zero” e que o profissional irá passar mesmo sem tempo para estudar? Confesso que isso muito me interessou, pois com a grande quantidade de projetos e trabalhos + família e vida social, às vezes fica difícil encontrar tempo para mais alguma coisa. De qualquer forma, agradeço antecipadamente pelos esclarecimentos do seu post, pois estava com dúvidas sobre qual certificação tirar primeiro e seu post fez com que eu entendesse que, para mim, a melhor opção no momento é ITIL Foundations. Abraços e mais uma vez obrigado.

    Responder

    1. Olá João, tudo bem? Muito obrigado pelo feedback. Sem dúvida a consolidação de certificações com a sua bagagem (que não é pouca) darão uma boa turbinada no seu perfil profissional.

      Sobre as suas dúvidas. O risco zero é porque ofereço uma garantia incondicional de devolver o dinheiro integralmente se você não gostar do curso. Além disso, 100% dos meus alunos que prestaram o exame passaram.

      Sobre a questão do tempo. Eu criei um treinamento enxuto e que ainda assim não deixa nenhum assunto de fora. Recomendo você assistir ao vídeo e também aos detalhes do curso neste link: https://www.udemy.com/preparatorio-para-certificacao-itil-foundation/?couponCode=WEBSITE
      Se tiver outras dúvidas não exite em perguntar, ok?

      Grande abraço e sucesso à você!

      Responder

  15. Oiii boa noite…hoje eu quem escreverá um texto…rs
    Eu me formei no meio do ano em gestão de T.I mas sai com a sensação de que não serviu pra nada. Eu já trabalhava na área administrativa antes e me formar e permaneci na empresa até esse mês no qual fui desligada. Eu preciso trabalhar na minha área mas nunca programei, eu tenho noção de tudo mas não sei fazer. Pesquisei muito porque estou apreensiva e então achei uma possível solução: certificação em Itil foundation. Acha que se eu tiver essa certificação eu conseguirei um emprego mesmo sem experiência? Eu tenho inglês e pretendo fazer um intercâmbio até janeiro/2016 para de um up no meu currículo…e gostaria de ter a certificação também…me aconselhe, estou precisando!!! Gostei do seu artigo e gostaria de um conselho de um profissional experiente.
    Obrigada ????

    Responder

    1. Oi Juliani, tudo bem?

      Muito obrigado pelo seu comentário. Tenho certeza que muitas outras pessoas estão na mesma situação que você.

      Tenho uma opinião bastante pessoal sobre graduação. Acredito que a graduação é um item indispensável mas que te dá uma ‘base sobre tudo’ e a partir dai você precisa procurar alguma das várias trilhas disponíveis e seguir em frente. Na época em que me formei era mais fácil conseguir um estágio ou emprego só com a faculdade mas hoje o mercado está mais competitivo e exigente. Então definitivamente você precisa pensar em algo a mais para complementar o seu cv.

      As certificações de nível de entrada (fundamentos) são as mais indicadas para profissionais que ainda não tem muita experiência (acho que é o seu caso). Como você já tem uma história na área administrativa acredito que vai assimilar com tranquilidade os conceitos de gestão de TI. Além disso a certificação é bem aceita pelo mercado, permite que você trafegue por vários caminhos distintos sem que ela perca a sua relevância (suporte técnico, desenvolvimento, gestão, etc), não tem prazo de expiração e o investimento é um dos menores do mercado.

      É claro que existem outros elementos que vão facilitar a sua empregabilidade, como boas indicações, habilidades interpessoais e, acima de tudo, muita iniciativa. Mas sem dúvida a certificação vai te colocar em uma posição mais confortável na briga por boas vagas de emprego.

      Agora, você tem uma excelente carta na manga. O Inglês. Me lembro até hoje de uma palestra de um gerente de RH em uma das últimas empresas que trabalhei (uma das grandes, com três letrinhas): “É mais fácil ensinar TI para quem já fala inglês do que ensinar inglês para quem já sabe de TI”. Use isso a seu favor e você poderá conquistar excelente oportunidades em grandes multinacionais. Eles realmente dão muito valor para quem domina um ou mais idiomas.

      Acho que é isso. Espero ter te ajudado.

      Boa sorte e sucesso em sua trajetória! 😉

      Renê

      Responder

  16. Boa tarde, estou cursando pós-graduação em Engenharia de Requisitos de Software, qual certificação seria relevante para me integrar rapidamente no mercado? ITIL ou/e COBIT seria um diferencial?

    Anderson

    Responder

    1. Boa tarde Anderson. A ITIL é sem dúvida uma das mais reconhecidas certificações do mercado. Mas hoje eu não diria que ela é um diferencial (ao menos no nível de fundamentos) e sim uma pré-requisito.

      A certificação COBIT já é um pouco menos popular e acho que o uso prático dela na maioria das organizações ainda pouco explorado.

      Resumindo. Em termos de certificações em gestão de TI, acho que vc precisa buscar rapidamente a ITIL Foundation.

      Abração!

      Responder

  17. Excelente! Está com muitas dúvidas se eu devia ou não em fazê-la. Sendo a certificação ILT Foundation sendo um pré-requisito, qual seria o próximo passo ideal, a próxima certificação a seguir? No meu caso sou da área de Desenvolvimento.

    Responder

    1. Oi Walfrido, obrigado pelo comentário. Acho que após a ITIL, considerando sua área de atuação, certificações com foco em desenvolvimento como Scrum podem ser uma boa pedida!

      Abraços e sucesso!

      Responder

  18. Sou Consultor de Projetos, PMP e quero muito a certificação ITIL. Como não sou da área de TIC e sim de processos de negócios, não tenho a mínima ideia de como iniciar para tirar essa certificação. Alguma dica de cursos aqui no Rio de Janeiro,,,muito obrigado

    Responder

    1. Olá Carlos, tudo bem? Não é necessário ser da área de TIC para entender os conceitos da ITIL. Embora seja uma literatura criada para suportar organizações de TI, pode ser aplicada em diversos outros contextos.

      Se você já é PMP não verá muita dificuldade no exame da ITIL Foundation. Caso você não tenha restrição com cursos online, recomendo conhecer a proposta do meu curso preparatório para a certificação ITIL Foundation. Está disponível na página de cursos aqui do site – http://www.itsmnapratica.com.br/cursos/

      Grande abraço e sucesso!

      Responder

  19. Renê, Bom dia. Parabéns pelo material publicado !!! A respeito do COBIT 5, é possível estudar por conta própria e estar apto para passar na prova de certificação do COBIT 5 Foundation ? E é possível realizar o exame do COBIT 5 via web ou somente através dos parceiros no Brasil ? Obrigado.

    Responder

    1. Olá Paulo, obrigado pelo feedback!

      É possível estudar por conta própria, visto que a prova é baseada essencialmente no framework COBIT 5 (que é gratuito). Contudo, não é um documento muito amigável e sem um curso oficial as chances de você passar no exame com segurança caem bastante.

      É possível fazer o exame via web, da sua casa ou escritório. =)

      Grande abraço!

      Responder

  20. Ótimo texto, concordo plenamente com a recomendação das 3 certificações, estou partindo para a 2°.

    Responder

  21. Já possuo 4 certificações: Itil, Iso2000, Cobit 5 e Iso 27002. Tiradas exatamente nessa ordem. Trabalho na área de Ti com Segurança da Informação, tenho um perfil de gestão (ou seja, não tenho interesse nem perfil tecnico e sim de processo e gestão).
    Gostaria de buscar mais certificações que possam me agregar profissionalmente. O que você me sugere?

    Responder

    1. Oi Nataly. Acho que existem alguns possíveis caminhos ai. Se você quer aproveitar um tema aquecido no mercado, vá de segurança da informação e as certificações como CISA, CISM. Se vc já sabe “o que quer ser quando crescer” e não se importa muito com o que está mais em alta no mercado, iria de ITIL Expert. Em minha opinião é a certificação mais valiosa de todas. Embora hoje em dia não esteja muito em evidência e tem um custo bastante alto.

      There is no easy ways…:-)

      Responder

  22. Boa tarde, Professor.

    Tirei a certificação ITIL esse mês. Sábado irei iniciar o curso de COBIT.
    Tenho interesse em fazer o curso e tirar certificação da ISO, você consegue passar informações como é a prova, simulados e valores?

    Responder

    1. oi Tony, como vai? Como vc já se certificou em ITIL recomendo tirar a ISO20K Foundation BRIDGE, que é uma prova mais curta e menor investimento. São apenas 20 questòes o e o valor deve estar por volta da metade do valor do exame da ITIL Foundation. Caso não tenha se matriculado ainda em nenhum curso, convido a conhecer o meu, totalmente online – Curso Online ISO20K Foundation Bridge
      Abcao!

      Responder

  23. Olá Renê,

    Tenho 22 anos e atualmente trabalho como operador de service desk.

    Possuo a Itil Foundation e a ISO/IEC 20000.
    Acha interessante tirar a Cobit neste momento? já que não tenho “experiência” na área de Gestão.
    Quais seriam as próximas certificações que posso tirar? Para que eu tenha mais valor de mercado e consiga alcançar cargos e oportunidades maiores na área de Gestão no mercado atual?

    Responder

  24. Olá,

    Excelente artigo Renê, tenho 22 anos atualmente trabalho em um Service Desk, possuo as certificações ITIL e ISO 20000, nos próximos dias irei tirar a 27001.
    Quais seriam as próximas certificações que poderia obter para ganhar mais valor no mercado e oportunidades para ingressar na área de gestão/processos.
    A Cobit seria interessante? pois não tenho experiência na área de gestão.

    Desde já, agradeço.

    Att,

    Responder

    1. oi George. tudo depende do seu objetivo e background. Estou preparando um material legal sobre a migração da área técnica para gestão e em breve disponibilizo pra vcs. Abração!

      Responder

  25. Oi Rene, boa tarde!
    Ótimo artigo, parabéns!
    Gostaria de lhe escrever para explorar um pouco mais do tema “Certificações”, até para aprender mais contigo e melhor me posicionar face as demandas dos próximos anos. Pode ser?
    Muito obrigado,
    Grande abraço,
    Damasceno

    Responder

  26. Olá Renê eu gostaria de tirar uma dúvida você tem alguma escola que possa indicar que tem um bom preparatório para as certificações?

    Responder

  27. Estou me formando e buscando certificações. E vi aqui a explicação para o “sentimento” que eu tinha para seguir essa trilha de certificações, muito obrigado! Muito obrigado mesmo!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *