Certificações em Gestão de TI valem a pena? Por onde começar?

Certificações em gestão de TI valem a pena?

Essa é a dúvida da maior parte dos recém-formados e profissionais da área de TI que encontram um universo de certificações em gestão de TI disponíveis, mas não sabem qual delas pode trazer mais retorno.

Neste artigo pretendo esclarecer algumas dúvidas sobre as certificações mais importantes e com o melhor custo x benefício em gestão de TI, especificamente. São elas:

Se você tem dúvidas sobre a relevância das certificações em gestão de TI com relação a certificações técnicas, recomendo ler o post sobre as 15 certificações mais bem pagas em TI.


Se você pretende ter uma visão abrangente e estar por dentro das melhores práticas e das normas de mercado a curto prazo e com um investimento baixo-médio, a melhor opção é investir nas certificações “de entrada”, ou nível Foundation.

Duas destas certificações de entrada (Foundation) merecem atenção:

 

ITIL® Foundation

Esta certificação valida o conhecimento sobre terminologia, estrutura e conceitos e princípios fundamentais descritas pela ITIL V3.

Ela deve ser a sua primeira opção em termos de certificação em gestão de TI.  E as razões para isso são as seguintes:

  1. É uma certificação muito requisitada em vagas de TI;
  2. É o caminho mais rápido para estar um passo á frente de 67% do mercado de profissionais de TI.
  3. É provavelmente o melhor investimento em termos de custo x benefício;

 

Por que a ITIL Foundation é uma certificação requisita em vagas de TI?

A ITIL V3 é uma biblioteca de práticas de gerenciamento de serviços de TI (ou popularmente gestão de TI, como preferir) que condensa um amplo conhecimento sobre Gerenciamento de Serviços de TI como disciplina.

Sendo mais direto: é a maior, mais completa e mais aceita referência sobre gestão de serviços de TI do mundo.

Vai ser muito, muito difícil mesmo, você encontrar algum departamento de TI hoje que não uso ao menos as principais práticas descritas nesta literatura, como gerenciamento de incidentes, problemas, mudanças, etc.

O próprio conceito de Acordo de Nível de Serviço (ou Service Level Agreements – SLA) foi popularizado por conta da ITIL.

Ou seja, se você quer falar o mesmo ‘idioma’ dos centros de suporte e organizações de TI, a certificação ITIL Foundation vai te dar essa condição. E também vai permitir que você comprove o seu conhecimento para o mercado.

Se você não está muito familiarizado com a ITIL, recomendo ler este post com absolutamente tudo que você precisa saber sobre a ITIL.

Em recente pesquisa publicada pelo site APINFO (muito conhecido dos profissionais de TI) sobre as certificações mais frequentes dos profissionais de TI o destaque continua sendo o crescimento da certificação ITIL.

Veja o gráfico abaixo:

Certificações em TI

No ano de 2016, 31% dos profissionais que possuem alguma certificação são certificados em ITIL.. É um número bastante expressivo.

O motivo é simples. A certificação ITIL Foundation é uma das certificações em TI mais solicitadas para a maioria das vagas da área de Tecnologia da Informação.

Ao contrário do que parece, você não necessariamente precisa trabalhar com processos ou gestão de serviços para a certificação ITIL fazer sentido.

Por exemplo, um analista de service desk terá uma maior consciência sobre as vantagens de registrar todos os chamados, compartilhar conhecimento e também porque o service desk deve ser a porta de entrada e único ponto de contato com os usuários.

O arquiteto de soluções/gerente de projetos/gerente de negócios pode se beneficiar do conhecimento em ITIL para especificar serviços mais coerentes com os níveis de serviço esperados pelo cliente.

Um especialista em sistemas operacionais pode oferecer soluções mais estruturadas e definitivas através das atividade e técnicas de gerenciamento de problemas, ou planejar melhor a resiliência dos componentes de TI através das praticas de gerenciamento da disponibilidade.

Esse já seria um bom motivo para você decidir começar por ela, não é?

 

Por que a ITIL Foundation é o caminho mais rápido para estar um passo á frente de 67% do mercado de profissionais de TI?

Existe um outro dado contundente a respeito das certificações em TI:

67% dos profissionais de TI não possuem nenhuma certificação

Veja o gráfico:

melhores certificações em ti

Até aqui o que podemos concluir é que além de ser uma das certificações mais rápidas e baratas disponíveis, a ITIL Foundation também é uma das certificações mais solicitadas em vagas de TI.

Tirar a certificação ITIL Foundation vai te deixar um passo à frente de aproximadamente 67% do mercado. Percebe a oportunidade de ouro?

 

Por que a ITIL Foundation é o melhor investimento em termos de custo x benefício?

Por ser uma certificação de nível de entrada (foundation), a ITIL Foundation não requer um estudo muito intenso, especialmente se você se prepara através de um curso preparatório acreditado.

Na verdade não há obrigatoriedade em realizar um curso preparatório para se candidatar ao exame.

Eu escrevi um artigo para o portal TI Especialistas onde explico como se preparar para o exame ITIL Foundation sem gastar nada (ou quase nada).

Em termos de investimento, a certificação ITIL Foundation vai custar aproximadamente R$ 800,00.

O preço do exame online é em torno de US205 e estou considerando que você não vai e nem precisa perder tempo e dinheiro. Portanto também estou incluindo o investimento médio em um curso preparatório online.

Compare as informações anteriores e faça uma reflexão sobre o possível retorno sobre o investimento.

 

 

Resumindo…

Recomendo que você considere a certificação ITIL Foundation como a primeira opção de investimento, pelas seguintes razões:

  • É pré-requisito para a maioria das vagas em TI;
  • É adequada para diferentes cargos e perfis de profissionais de TI, como service desk, suporte técnico, operações, datacenter, desenvolvimento, consultoria, treinamento, etc;
  • Tem um excelente custo x benefício (ex.: a validade da certificação pode durar por anos);
  • Pode ser conquistada em um curto período de tempo;
  • É a base  para certificações complementares (ISO20000, COBIT) e pré-requisito para níveis mais avançados de certificação (ITIL Expert)

 

 

ISO/IEC 20000 Foundation

A ISO/IEC 20000 é a primeira norma que define requisitos de qualidade exclusivamente para o gerenciamento de serviços de TI. Na prática, esta norma certifica que a empresa utiliza as melhores práticas recomendadas pela ITIL®.

Recomendo esta certificação como um segundo objetivo de investimento, pelas mesmas razões que eu citei para a certificação ITIL®, e adicionalmente:

 

  • Se o candidato já for certificado em ITIL® Foundation, pode realizar o exame ISO/IEC20000 Foundation Bridge, que exige menos tempo de estudo e tem um exame mais simples (30 minutos de duração, 20 perguntas. Sendo necessário acertar 65%).
  • As grandes empresas de TI são certificadas, e consequentemente preferem contratar profissionais que tenham conhecimento da norma.
  • Diferencial competitivo com outros candidatos que tenham somente a certificação ITIL® foundation
  • Maior compreensão da disciplina de gerenciamento de serviços de TI, uma vez que a norma enfatiza a importância de um Sistema de Gerenciamento de Serviços (SGS) e do valor e da aplicação do ciclo PDCA.

 

COBIT 5 Foundation

Adicionalmente você pode estender seu horizonte para a governança de TI, através da certificação COBIT 5 Foundation.

De forma complementar as duas outras certificações, a certificação COBIT 5 Foundation é voltada para profissionais de TI que buscam conhecimento e compreensão sobre a Governança e Gestão Empresaria de TI.

O COBIT 5 é atualmente o único framework de negócio para a Governança e Gestão Empresarial de TI.

Sendo assim, a certificação COBIT 5 opode ser o trampolim para você aprimorar seu conhecimento em Governança de TI e iniciar ou participar de projetos de implementação do de um modelo de Governança de TI.

Esta certificação definitivamente pode te ajudar a moldar a sua carreira através de adição de valor e melhorias de processo que você poderá demonstrar na sua empresa.

Na Índia, o COBIT® foi reconhecido pelo Reserve Bank of India (RBI) e pelo Securities and Exchange Board da Índia (SEBI). Ele foi adotado pela Controladoria e Auditoria Geral (CAG). Entre os principais bancos privados, o HDFC adotou o COBIT®, e um estudo de caso sobre sua implementação também está disponível no site oficial.

Muitos outros países asiáticos, como as Filipinas e os Emirados Árabes Unidos, adotaram e aceitaram o COBIT® para suas instituições de auditoria ou departamentos de auditoria de finanças para agências governamentais e organizações governamentais.

Na América do Norte, América do Sul, Austrália e Europa, o COBIT® é amplamente adotado e usado em várias empresas multinacionais, departamentos governamentais e instituições financeiras para auditorias e avaliações.

 

Conclusão

A disciplina de Governança e Gerenciamento de serviços de TI é um conhecimento básico, que todo profissional de TI deveria ter, independente da sua área de atuação.

As certificações em governança e gestão de TI servem para auxiliar estes profissionais a atingirem este conhecimento e comprova-lo ao mercado.

A ITIL é o ‘berço’ da comunidade de gerenciamento de serviços e por conta disso a certificação ITIL Foundation deve ser o seu primeiro passo para garantir que você tenha conhecimentos básicos e consciência sobre o gerenciamento de serviços para uma organização.

A certificação ITIL Foundation não é mais diferencial no currículo, mas sim um pré-requisito para qualquer vaga no mercado de trabalho.

A certificação ISO20000 é um complemento fácil à ITIL e com excelente custo benefício.

A certificação COBIT vai trazer ainda mais diferencial e incrementar de maneira significativa seu entendimento sobre o tema.

Minha dica pessoal: busque as três certificações. Exatamente nessa ordem.

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor. Contudo, fique à vontade para comentar e tirar dúvidas.

Divirta-se.

About the Author Renê Chiari

Evangelista em Gerenciamento de Serviços. Certificado ITIL® Service Manager, ITIL® Expert, ISO/IEC 20000 Manager e COBIT. Construiu sua carreira em grandes corporações do ramo de TI e consultorias especializadas, atuando como consultor e instrutor em dezenas de projetos. É um dos fundadores do ITSM na Prática. Tem dezenas de artigos publicados e é autor do pocket book "ITIL na Prática: Gerenciando Problemas de Infraestrutura e Serviços de TI".

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